Google I/O: conheça as maiores novidades do Google Maps

Por Redação | 15 de Maio de 2013 às 17h06

O famoso serviço de mapas do Google não ficou de fora das novidades apresentadas durante a conferência de desenvolvedores que acontece em São Francisco (Estados Unidos) — muito pelo contrário. Confira o que vai mudar no Google Maps de acordo com os anúncios feitos durante a Google I/O:

Google Maps Mobile

O novo Google Maps para dispositivos móveis terá foco em uma melhor navegação, novo design e exploração. Quem apresentou as novidades relacionadas ao assunto foi Daniel Graf, diretor do Google Maps Mobile. De acordo com o executivo, agora, 200 países fazem parte do Google Maps e 50 bilhões de quilômetros de ruas e estradas em todo o mundo já foram mapeados pelo serviço.

A nova interface traz opções de um zoom mais suave, prédios 3D melhor renderizados e novidades relacionadas à forma de imersão e interação com os mapas. Entre os novos recursos de navegação do Google Maps para dispositivos móveis está a identificação de acidentes nas estradas e possibilidade de um novo cálculo de rota para evitar o local com problemas, o que reflete uma implementação e tanto no sistema de GPS do aplicativo.

Além disso, nos Estados Unidos, o app terá interação com o Zagat, um guia de restaurantes que vai apresentar ao usuário informações sobre determinado local baseado na avaliação de outros frequentadores, tipos de culinária, entre outros. Ou seja: se o local for classificado como bom pelo Zagat, é porque vale a pena conferir.

O app também pretende ajudar pessoas que estão viajando por novos lugares a conhecer aquilo que eles oferecem de melhor. Para isso, uma nova experiência dedicada a tablets conta com uma ferramenta de exploração, muito prática, que indica locais para comer, beber, etc. A novidade estará disponível em breve tanto para aparelhos com sistema iOS e Android.

E por falar em iOS, o executivo não perdeu a oportunidade de cutucar a Apple: "Como a maioria de vocês sabe, em dezembro passado lançamos o Google Maps para iPhone. As pessoas o chamaram de elegante, simples, bonito, e não vamos nos esquecer: necessário e preciso", disse Daniel.

Google Maps para Desktop (Chrome)

Também tem muita novidade para quem usa o desktop ou notebook para navegar por ruas e avenidas. Os novos mapas são vetorizados no navegador e a versão para o Chrome também ganhou um novo design. Entre as novidades do Google Maps para desktop está a possibilidade de navegar por novos mapas 3D, repletos de material colhido do Google Earth, o que confere uma boa dose de realismo ao tour virtual.

Assim, será possível escalar uma montanha e até mesmo "voar" sobre uma cidade direto da tela do seu computador, sem precisar sair do site do Maps. Uma grande sacada é que usuários também poderão fazer upload de fotos para ajudar a aumentar a galeria do serviço. Essas fotos passarão por uma 'peneira' do Google antes de irem para o ar, obviamente, mas quanto mais pessoas auxiliarem a alimentar o Maps com conteúdo, melhor e mais preciso ele vai ficar. Outra novidade é um recurso chamado 'Schedule Viewer', que será capaz de mostrar todos os meios possíveis de se chegar a um determinado local escolhido no mapa.

Novas imagens no Google Maps

Imagem: Google

A gigante da web traz uma ideia de personalização junto a seu novo Maps, isso porque a empresa quer que exista uma espécie de mapa exclusivo para cada pessoa, com opções de experiências de mapeamento capazes de fazê-las encontrar lugares que nunca teriam pensado em procurar. Além disso, locais recomendados por seus amigos no Google+ também são levados em conta. O Google, na verdade, está integrando cada vez mais os seus serviços com o Google+, justamente para conhecer melhor seus usuários e oferecer conteúdo personalizado.

Com uma pequena ajuda do Google Earth

Como foi apresentado, não só ruas e estradas estarão detalhadamente mapeadas. Com a ajuda do Google Earth, é possível ver o que existe dentro de prédios e casas comerciais. Um bom exemplo apresentado foi a Basílica de São Pedro: imaginemos que você queira conhecê-la e preparou uma viagem só para este fim. Antes de sair de casa, você pode 'entrar' na basílica e ver fotos de seu interior! O mesmo ocorre para alguns restaurantes, prédios públicos, museus e demais estabelecimentos. Várias fotos do que existe dentro do local que você deseja ir podem ser visualizadas no computador.

Basilica S. Pedro

Interior da Basílica de S. Pedro, visto pelo Google Earth

Basilica S. Pedro

O Google também reforça que quanto mais o usuário interage com o mapa, melhor ele fica. Dessa forma, quando definimos nossa cidade, local de trabalho, locais favoritos, etc, o Google Maps será capaz de fazer recomendações de lugares novos que poderíamos conhecer baseado nessas informações.

Google Maps Personalizado

Imagem: Google

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.