Publicidade

Google I/O: conheça as maiores novidades do Google Maps

Por| 15 de Maio de 2013 às 17h06

Link copiado!

Google I/O: conheça as maiores novidades do Google Maps
Google I/O: conheça as maiores novidades do Google Maps
Tudo sobre Google

O famoso serviço de mapas do Google não ficou de fora das novidades apresentadas durante a conferência de desenvolvedores que acontece em São Francisco (Estados Unidos) — muito pelo contrário. Confira o que vai mudar no Google Maps de acordo com os anúncios feitos durante a Google I/O:

Google Maps Mobile

O novo Google Maps para dispositivos móveis terá foco em uma melhor navegação, novo design e exploração. Quem apresentou as novidades relacionadas ao assunto foi Daniel Graf, diretor do Google Maps Mobile. De acordo com o executivo, agora, 200 países fazem parte do Google Maps e 50 bilhões de quilômetros de ruas e estradas em todo o mundo já foram mapeados pelo serviço.

A nova interface traz opções de um zoom mais suave, prédios 3D melhor renderizados e novidades relacionadas à forma de imersão e interação com os mapas. Entre os novos recursos de navegação do Google Maps para dispositivos móveis está a identificação de acidentes nas estradas e possibilidade de um novo cálculo de rota para evitar o local com problemas, o que reflete uma implementação e tanto no sistema de GPS do aplicativo.

Continua após a publicidade

Além disso, nos Estados Unidos, o app terá interação com o Zagat, um guia de restaurantes que vai apresentar ao usuário informações sobre determinado local baseado na avaliação de outros frequentadores, tipos de culinária, entre outros. Ou seja: se o local for classificado como bom pelo Zagat, é porque vale a pena conferir.

O app também pretende ajudar pessoas que estão viajando por novos lugares a conhecer aquilo que eles oferecem de melhor. Para isso, uma nova experiência dedicada a tablets conta com uma ferramenta de exploração, muito prática, que indica locais para comer, beber, etc. A novidade estará disponível em breve tanto para aparelhos com sistema iOS e Android.

E por falar em iOS, o executivo não perdeu a oportunidade de cutucar a Apple: "Como a maioria de vocês sabe, em dezembro passado lançamos o Google Maps para iPhone. As pessoas o chamaram de elegante, simples, bonito, e não vamos nos esquecer: necessário e preciso", disse Daniel.

Google Maps para Desktop (Chrome)

Continua após a publicidade

Também tem muita novidade para quem usa o desktop ou notebook para navegar por ruas e avenidas. Os novos mapas são vetorizados no navegador e a versão para o Chrome também ganhou um novo design. Entre as novidades do Google Maps para desktop está a possibilidade de navegar por novos mapas 3D, repletos de material colhido do Google Earth, o que confere uma boa dose de realismo ao tour virtual.

Assim, será possível escalar uma montanha e até mesmo "voar" sobre uma cidade direto da tela do seu computador, sem precisar sair do site do Maps. Uma grande sacada é que usuários também poderão fazer upload de fotos para ajudar a aumentar a galeria do serviço. Essas fotos passarão por uma 'peneira' do Google antes de irem para o ar, obviamente, mas quanto mais pessoas auxiliarem a alimentar o Maps com conteúdo, melhor e mais preciso ele vai ficar. Outra novidade é um recurso chamado 'Schedule Viewer', que será capaz de mostrar todos os meios possíveis de se chegar a um determinado local escolhido no mapa.

Imagem: Google

Continua após a publicidade

A gigante da web traz uma ideia de personalização junto a seu novo Maps, isso porque a empresa quer que exista uma espécie de mapa exclusivo para cada pessoa, com opções de experiências de mapeamento capazes de fazê-las encontrar lugares que nunca teriam pensado em procurar. Além disso, locais recomendados por seus amigos no Google+ também são levados em conta. O Google, na verdade, está integrando cada vez mais os seus serviços com o Google+, justamente para conhecer melhor seus usuários e oferecer conteúdo personalizado.

Com uma pequena ajuda do Google Earth

Como foi apresentado, não só ruas e estradas estarão detalhadamente mapeadas. Com a ajuda do Google Earth, é possível ver o que existe dentro de prédios e casas comerciais. Um bom exemplo apresentado foi a Basílica de São Pedro: imaginemos que você queira conhecê-la e preparou uma viagem só para este fim. Antes de sair de casa, você pode 'entrar' na basílica e ver fotos de seu interior! O mesmo ocorre para alguns restaurantes, prédios públicos, museus e demais estabelecimentos. Várias fotos do que existe dentro do local que você deseja ir podem ser visualizadas no computador.

Continua após a publicidade

Interior da Basílica de S. Pedro, visto pelo Google Earth

O Google também reforça que quanto mais o usuário interage com o mapa, melhor ele fica. Dessa forma, quando definimos nossa cidade, local de trabalho, locais favoritos, etc, o Google Maps será capaz de fazer recomendações de lugares novos que poderíamos conhecer baseado nessas informações.

Continua após a publicidade

Imagem: Google