Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Windows pode virar sistema 100% na nuvem, revela documento da Microsoft

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 27 de Junho de 2023 às 12h47

Sunrise King/Unsplash
Sunrise King/Unsplash
Microsoft
Tudo sobre Microsoft
Continua após a publicidade

Uma apresentação interna de junho de 2022 revela que a Microsoft planeja levar o Windows de forma integral para a nuvem. O movimento segue a proposta do Windows 365, a versão corporativa que permite o acesso ao sistema operacional e aplicativos da Microsoft em qualquer dispositivo a partir da web. A ideia é fazer o mesmo com a versão para o consumidor.

O documento lista a ação de “levar o Windows 11 cada vez mais para a nuvem” como uma oportunidade a longo prazo e prevê “usar o poder da nuvem para oferecer serviços aprimorados com uso de tecnologia de IA e a execução totalmente remota da experiência digital das pessoas.”

Windows na nuvem

O plano de ter o sistema operacional cada vez mais nuvem já avança na forma de uma futura atualização do Windows 11 que planeja integrar o Windows 365 e permitir o login em um PC virtual em vez da versão local.

Atualização do Windows 11 vai integrar recurso de login do Windows 365
Atualização do Windows 11 vai integrar recurso de login do Windows 365 (Imagem: Ricardo Resende/Unsplash)

Além da migração para a nuvem, a Microsoft também lista a importância de investir em parcerias em outra parte da apresentação. A Big Tech explora a possibilidade de projetar seus próprios processadores baseados em ARM para servidores e até para dispositivos Surface.

A Microsoft vê ainda a necessidade de “fortalecer o valor comercial do Windows e combater a ameaça do Chromebook”. Chromebook, vale lembrar, é o nome dado às máquinas com Chrome OS — que roda na nuvem —, ou seja, esse movimento reforça o interesse da empresa em assegurar essa fatia de mercado. Vale lembrar que a MS já atua no segmento de jogos na nuvem, com o Xbox Cloud Gaming, o que sem dúvida daria mais peso a um possível Windows na nuvem.

Continua após a publicidade

O documento que revela o plano de levar o Windows integralmente para a nuvem foi obtido em meio ao processo antitruste da Microsoft pela compra da Activision Blizzard.