SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

Windows 365: o que é e como funciona o PC virtual?

Por| Editado por Bruno Salutes | 01 de Abril de 2022 às 13h00

Link copiado!

Divulgação/Microsoft
Divulgação/Microsoft

Gente, vocês já ouviram falar no PC virtual da Microsoft? Chamado Windows 365, ele é uma versão do sistema operacional mais famoso do mundo, só que em nuvem! O sistema foi feito especialmente para empresas e clientes corporativos.

Em um mercado de trabalho cada vez mais híbrido, o PC na nuvem da Microsoft vem como uma reposta a essa necessidade, permitindo acessar o sistema de qualquer dispositivo onde estiver! Quer saber exatamente o que é e como funciona? Dá uma olhadinha na matéria abaixo que te conto.

O que é o Windows 365?

Já imaginou usar um computador dentro do seu computador? Isso é possível graças a tecnologia de nuvem (armazenamento online) que o Windows 365 utiliza! Olha só: ele é um serviço por assinatura que te permite usar uma máquina virtual dentro de outro dispositivo. Isso significa que você pode ter um computador com configurações que pode ser acessado através da nuvem.

Sabe, é que a pandemia mostrou que o trabalho híbrido, ou até totalmente remoto, é necessário e a Microsoft vem com essa inovação para aumentar a acessibilidade do que cada pessoa precisa para fazer o trabalho da melhor maneira!

Por exemplo, atendentes ao público necessitam de configurações diferentes do que um editor de vídeos e a empresa pode escolher exatamente o que cada um precisa. Como o PC é em nuvem, o trabalhador pode acessar de qualquer lugar, gente! Só que vocês podem estar se perguntando: — Mas, Lu, afinal como funciona um PC em nuvem?

Como funciona o Windows 365

Funciona assim, gente: a empresa responsável monta um PC com uma CPU virtual, chamada de vCPU. É a parte mais importante, já que quanto mais vCPUs, melhor o funcionamento. Essa CPU fica armazenada em um servidor, que é um sistema bastante seguro que armazena todo tipo de informação, como arquivos, e envia para o usuário essa informação quando é pedida.

Nesse caso, o servidor vai armzenaro VCPU e permitir que você acesse esse computador em nuvem sem perder as configurações nem os arquivos, e o melhor, em qualquer lugar. Imagina ter o poder de um computador inteiro, super poderoso, mas sem a necessidade de montar peça a peça. Incrível isso, né gente? E também diminui os gastos, já que você pode ter esse computador através da assinatura pelo tempo que for necessário.

Essa é a magia do Windows 365, gente! Com a internet e o sistema em nuvem é criada toda uma infraestrutura de trabalho mais acessível e melhorando o fluxo de trabalho! Você pode fechar no seu computador e acessar no seu smartphone ou tablet que tudo vai estar lá!

Mas gente, é um serviço exclusivo para empresas, tá? Quem sabe um dia não chegue para todo mundo, e quando chegar a gente conversa mais sobre! Em breve volto com mais informações incríveis!