Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Nreal muda nome para Xreal e mostra novos produtos de realidade aumentada

Por| Editado por Wallace Moté | 25 de Maio de 2023 às 12h04

Divulgação/Nreal
Divulgação/Nreal
Continua após a publicidade

A Nreal, marca conhecida pelos seus dispositivos de realidade aumentada (AR), acaba de apresentar uma nova identidade sob o nome de Xreal. Além disso, a empresa mostrou dois novos produtos: o Spatial Display e o Beam.

O primeiro dispositivo pode ser considerado como uma evolução do já conhecido Nreal Air, o principal óculos AR da marca. Com a nova geração, é possível obter imagens em uma tela virtual de até 201 polegadas em uma solução que pode substituir TVs ou monitores, por exemplo.

Xreal Spatial Display projeta tela virtual de até 201 polegadas (Imagem: Divulgação/Xreal)
Xreal Spatial Display projeta tela virtual de até 201 polegadas (Imagem: Divulgação/Xreal)

O Spatial Display traz acompanhamento dos movimentos da cabeça com três graus de liberdade (3 DoF), que ajuda a manter a tela projetada em uma posição parada. Isso pode ser especialmente útil quando o usuário consome conteúdos por períodos mais longos, como na hora de assistir um filme, por exemplo.

Contudo, o produto também pode ser útil durante caminhadas e outras movimentações mais intensas, por meio do recurso “Smooth Follow”. Com ele, a estabilização é voltada para compensar movimentos pequenos e abruptos, mais ou menos como um sistema de estabilização óptica de imagem (OIS) de câmeras.

Além disso, o chamado “Sideview” leva a imagem projetada para a periferia do campo de visão do usuário, quase como um modo de Picture-in-Picture (PiP). Portanto, ele reduz as distrações durante passeios na rua ou outros momentos em que é necessário prestar atenção no que acontece em volta.

Xreal Beam promete trazer AR para qualquer conteúdo

Continua após a publicidade
Nreal Beam é acessório para levar AR a diferentes dispositivos (Imagem: Divulgação/Nreal)
Nreal Beam é acessório para levar AR a diferentes dispositivos (Imagem: Divulgação/Nreal)

Em geral, o Nreal Air funcionava apenas com as plataformas compatíveis com o aplicativo Nebula, oferecido pela própria marca para dispositivos móveis que rodam o Android ou iOS. Porém, o Beam promete expandir essa compatibilidade, por meio de um dongle que funciona com ou sem fio.

Basicamente, qualquer dispositivo compatível com a interface USB-C pode ser conectado ao Beam com cabo. Isso inclui os modelos mais modernos de smartphones, além de consoles portáteis, entre outros itens.

O gadget tem uma bateria capaz de entregar autonomia de quatro horas, suficientes para consumo de diversos conteúdos sem dores de cabeça. Contudo, uma segunda entrada USB-C permite que ele seja usado enquanto carrega, permitindo que o usuário aproveite os conteúdos AR por quanto tempo quiser.

Continua após a publicidade

A princípio, o produto é voltado para uso em computadores, com a chegada do software Nebula para o Windows. Será possível espelhar a tela ou consumir conteúdo de plataformas como o YouTube e TikTok, inclusive com suporte para áudio espacial com DTS:X Ultra quando compatível.

Porém, no futuro a marca planeja trazer suporte DRM para os seus produtos, o que deve permitir o streaming de conteúdos do Netflix e outros serviços semelhantes.

Além de anunciar seus novos produtos, a Xreal ainda anunciou uma atualização que permitirá taxas de atualização a 90 Hz em unidades já existentes do Air. A novidade chegará para o modo de espelhamento, assim como o 3 DoF.

Continua após a publicidade

A empresa ainda não revelou informações de preço e disponibilidade dos novos produtos, indicando que eles entrarão em pré-venda “em breve”. Por enquanto, é possível apenas indicar um endereço de email no site oficial para receber as novidades no futuro.