Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Sharp Aquos R7 traz tela de 240 Hz e enorme câmera com sensor de 1" atualizado

Por| Editado por Wallace Moté | 09 de Maio de 2022 às 10h46

Reprodução/Sharp
Reprodução/Sharp
Sharp
Tudo sobre Sharp
Continua após a publicidade

A Sharp anunciou nesta segunda-feira (9) o Aquos R7, seu mais novo celular topo de linha. A novidade evolui algumas das características que trouxeram fama à geração anterior, incluindo um enorme sensor de câmera de 1 polegada com maior resolução e processamento atualizado, mas curiosamente realiza alguns cortes marcantes em determinados aspectos.

Aquos R7 traz tela de 240 Hz e novo sensor de 1"

O novo smartphone da Sharp traz mudanças destacadas frente ao Aquos R6, a começar pelo design, que abandona a tela curvada em favor de um painel plano, e simplifica o módulo de câmeras que deixa de lado o grande retângulo da geração passada para adotar apenas o círculo que abriga o sensor principal, com um pequeno círculo ao lado para a câmera auxiliar.

A construção premium ainda foi mantida, adotando vidro nos painéis frontal e traseiro, assim como estrutura em metal e opções de cores em preto e prata.

O Sharp Aquos R7 estreia trazendo melhorias na câmera e no processamento, mas simplifica o sensor secundário, a tela e o visual (Imagem: Reprodução/Sharp)
O Sharp Aquos R7 estreia trazendo melhorias na câmera e no processamento, mas simplifica o sensor secundário, a tela e o visual (Imagem: Reprodução/Sharp)

O processamento é um dos destaques e fica a cargo de um Snapdragon 8 Gen 1, acompanhado de 12 GB de RAM e 256 GB de armazenamento com possibilidade de expansão via cartões Micro SD de até 1 TB, enquanto a tela, apesar de plana, traz de volta as características vistas no Aquos R6. O display IGZO OLED tem 6,6 polegadas, resolução WUXGA+ de 2730 x 1260 pixels, taxa de 240 Hz, pico de brilho de 2.000 nits, 1 bilhão de cores e HDR com Dolby Vision.

Principal característica do Aquos R7, a câmera principal embarca um dos maiores sensores do mundo a equipar um celular, com tamanho equivalente a 1 polegada, e traz melhorias significativas, incluindo resolução de 47,2 MP, zoom digital "sem perdas" de 4x e suporte a gravações em 8K, junto a uma grande abertura de f/1.9 e lentes Summicron de 7 elementos desenvolvidas em parceria com a Leica.

Continua após a publicidade

Segundo a Sharp, a nova câmera é capaz de captar até 80% mais luz que a geração passada, mantendo os benefícios da ampla área do sensor e da maior resolução — as fotos finais utilizam pixel binning de 4 em 1 por padrão, no entanto, gerando imagens de 12 MP. O conjunto também traz outro dos downgrades, no cálculo de profundidade, que trocou o sensor ToF 3D de maior precisão por um sensor de imagem simples de 2 MP.

A lente de selfies de 12,6 MP retorna, bem como a bateria de 5.000 mAh, mas não há detalhes sobre a velocidade de carregamento. No mais, o Aquos R7 embarca conectividade 5G, Wi-Fi 6, Bluetooth 5.2, leitor de digitais Qualcomm 3D Sonic Max com área de 600 mm² e suporte a leitura de dois dedos simultaneamente, além de Android 12.

Preço e disponibilidade

Continua após a publicidade

O Sharp Aquos R7 chega como uma exclusividade do mercado japonês em julho, e ainda não teve preço sugerido divulgado. Não se sabe se a marca trará o aparelho ao mercado global, mas considerando que seu antecessor foi disponibilizado apenas na Ásia, é provável que o lançamento siga o mesmo caminho.

Sharp Aquos R7: ficha técnica

  • Tela: IGZO OLED de 6,6 polegadas, resolução WUXGA+ de 2730 x 1260 pixels, taxa de atualização variável de 1 Hz a 240 Hz, brilho máximo de 2.000 nits, profundidade de cor de 10-bit, HDR com Dolby Vision
  • Chipset: Qualcomm Snapdragon 8 Gen 1
  • Memória RAM: 12 GB
  • Armazenamento interno: 256 GB
  • Câmera traseira: 47,2 MP (f/1.9, sensor de 1 polegada, lentes Leica Summicron de 7 elementos) + 2 MP (Profundidade)
  • Câmera frontal: 12,6 MP (f/2.3)
  • Dimensões: N/A
  • Peso: N/A
  • Bateria: 5.000 mAh
  • Extras: 5G, leitor de digitais sob a tela com possibilidade de leitura de dois dedos simultaneamente, Bluetooth 5.2, Wi-Fi 6, suporte a cartões MicroSD de até 1 TB
  • Cores disponíveis: preto e prata
  • Sistema operacional: Android 12

Fonte: Sharp, 9to5Google