Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Apple lança atualização do Xcode de olho no Vision Pro

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 09 de Janeiro de 2024 às 07h30

Reprodução/Apple
Reprodução/Apple
Apple
Tudo sobre Apple
Continua após a publicidade

De olho no lançamento do Apple Vision Pro, marcado para fevereiro, a Maçã também liberou nesta segunda-feira (8) uma nova versão de seu kit de desenvolvimento Xcode. Além de permitir a produção de apps para iPhone, iPad, Macs e outros aparelhos da marca, a bola da vez é a chegada dos sistemas que permitem o lançamento de soluções também para o óculos de realidade virtual.

Isso, claro, aumenta ainda mais o interesse das pessoas pelo dispositivo, que entra em pré-venda no dia 19 de janeiro nos EUA. Com número de build 15C500b, o Xcode 15.2 chega com suporte a novidades, adições e correções de bugs aplicados nos mais recentes sistemas operacionais da Maçã, também possibilitando que os desenvolvedores revisem apps já lançados com atualizações.

Nova versão do Xcode traz atualizações de softwares do iPhone, iPad, Macs e outros, mas o grande destaque é a introdução do desenvolvimento de apps para o Apple Vision Pro (Imagem: Divulgação/Apple)
Nova versão do Xcode traz atualizações de softwares do iPhone, iPad, Macs e outros, mas o grande destaque é a introdução do desenvolvimento de apps para o Apple Vision Pro (Imagem: Divulgação/Apple)

Dentro do sistema de desenvolvimento está a versão 5.9 do Switft, linguagem proprietária de desenvolvimento de apps para os produtos da Maçã. Além disso, o suporte é dedicado a iPhones e iPads rodando o iOS 17.2, que também funciona no Apple TV, além do macOS Sonoma 14.2 e do watchOS 10.2, que roda nos relógios inteligentes da fabricante.

Apple Vision Pro chega em 2 de fevereiro

O lançamento da nova versão do Xcode dá quase um mês de prazo para que os desenvolvedores de apps criem suas versões em realidade virtual para o Apple Vision Pro. Os óculos da Maçã foram anunciados, de surpresa, para o dia 2 de fevereiro, com chegada inicialmente aos Estados Unidos.

Nomes como Disney+, HBO Max, Microsoft 365, Slack e, claro, as plataformas Apple TV+ e Apple Arcade estão entre os apps disponíveis na leva inicial de recursos disponibilizados no Vision Pro. O aparelho terá 256 GB de memória e rodará um sistema operacional próprio, o VisionOS, com softwares dedicados à realidade virtual e aumentada.

Continua após a publicidade

Na parte de dentro, ainda, está um processador Apple M2, semelhante ao que dá força aos mais recentes MacBooks, e um chip extra para as tarefas de imersão, exclusivas do dispositivo. No lançamento, o Vision Pro vai custar US$ 3.499, ou mais de R$ 17 mil em conversão direta — a chegada ao Brasil, porém, ainda não foi confirmada pela Maçã.