Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

NVIDIA registra crescimento absurdo no lucro anual

Por| Editado por Jones Oliveira | 23 de Fevereiro de 2024 às 14h39

Reprodução/NVIDIA Newsroom
Reprodução/NVIDIA Newsroom
Nvidia
Tudo sobre Nvidia
Continua após a publicidade

A NVIDIA apresentou o relatório fiscal do último trimestre apontando uma receita de US$ 22 bilhões e crescimento de 769% nos lucros. Evidentemente, o resultado se refletiu na valoração de mercado da empresa, com ações subindo cerca de 10%.

O desempenho incrivelmente positivo foi, em grande parte, fruto da posição da NVIDIA no mercado de Inteligência Artificial, colocando-se à frente da concorrência de maneira quase isolada. Até o momento, praticamente toda a infraestrutura instalada de IA utiliza algum tipo de solução NVIDIA, e a empresa já começou a liberar atualizações e softwares para expandir sua penetração também no uso doméstico da tecnologia.

Ano da IA em todos os lugares

Este é o terceiro trimestre consecutivo que a NVIDIA apresenta crescimento recorde, com o setor de data center sendo responsável pela maior fatia do faturamento. Mesmo com números tão significativos, em termos absolutos a presença de IA no mercado como um todo ainda é relativamente baixa.

Pensando exclusivamente no setor de comércio, uma pesquisa realizada pela Lynx aponta que no final de 2023 apenas 16% do varejo já implementou algum tipo de solução de Inteligência Artificial para otimizar suas operações. A maior barreira até o momento é o custo inicial de adoção de IA, ainda bastante dependente de serviços em nuvem.

Setor de data centers foi principal responsável por receita recorde da NVIDIA no ano fiscal que se encerra em 2024. (Imagem: NVIDIA / Divulgação)
Setor de data centers foi principal responsável por receita recorde da NVIDIA no ano fiscal que se encerra em 2024. (Imagem: NVIDIA / Divulgação)
Continua após a publicidade

Contudo, com Intel e AMD mirando em apresentar produtos em escala para aumentar a acessibilidade, a NVIDIA tirou o coelho - no caso as GPUs RTX - da cartola e começou a habilitar o potencial de produtos com núcleos Tensor para tarefas de inferência. Por enquanto, a maioria das aplicações NVIDIA ainda estão em período de testes, mas elas podem ser o suficiente para evitar que ao menos uma parcela dos usuários menores adotem produtos da concorrência em um primeiro momento.

Sendo assim, a tendência para o próximo ano fiscal é que a IA continue a alavancar o crescimento da NVIDIA, mas de forma mais equilibrada entre os setores de servidores, jogos, profissionais, automotivos e sistemas embarcados.