Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Chrome vai parar de suportar CPUs antigas, mas tenha calma

Por| 09 de Fevereiro de 2021 às 09h19

Chrome vai parar de suportar CPUs antigas, mas tenha calma
Chrome vai parar de suportar CPUs antigas, mas tenha calma
Google
Tudo sobre Google
Continua após a publicidade

A equipe de desenvolvimento do Chromium (projeto de código aberto do qual deriva o Chrome, do Google) anunciou que, a partir de sua próxima compilação, o navegador não vai mais funcionar em processadores que não trabalharem com a especificação de instruções mínima de SSE3 (Supplemental Streaming SIMD Extensions 3). Isso significa que qualquer CPU mais antiga, com os padrões SSE2 e SSE, não rodarão mais o software.

Mas tenha calma! Por mais que o seu computador seja antiguinho, é pouco provável que ele seja afetado com a mudança. Afinal, o SSE2 só é encontrado em componentes realmente velhos, como a linha Intel Pentium 4, Pentium M, Celerom M e AMD Athlon 64. Ou seja, qualquer coisa mais velha do que um Intel Core 2 Duo será afetada. A mudança será efetuada na compilação de número 89 do browser.

As instruções SSE, vale observar, são um sistema que reduz o número de instruções necessárias para uma CPU executar alguma operação, o que aumenta a sua performance. Essa tecnologia possui várias gerações e, para ter uma ideia do quão antiga a segunda geração é, vale mencionar que apenas os sistemas Windows serão afetados, já que o macOS, o Android e o Chrome OS já exigem no mínimo o SEE3 para operar.

Não há uma confirmação oficial a respeito do porquê de abandonar o suporte desse padrão antigo, mas, levando em consideração a quantidade ínfima de internautas que ainda dependem dele, não faz muito sentido o esforço para garantir a compatibilidade.

Fonte: TechRadar