Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Receita Federal libera lote de restituição residual do Imposto de Renda

Por| Editado por Claudio Yuge | 02 de Maio de 2022 às 19h20

Reprodução/katemangostar/Freepik
Reprodução/katemangostar/Freepik
Continua após a publicidade

No período de declaração de Imposto de Renda, muitos habitantes do Brasil aproveitam a oportunidade para também regularizar sua situação com a Receita Federal quanto a anos anteriores — e, nesse processo, também tem direito à chamada restituição residual. E em 2022, o período para a autoridade depositar os devidos valores já teve início.

Na última sexta-feira (29), a Receita Federal depositou para cerca de 210,5 mil contribuintes as restituições referentes a declarações regularizadas, totalizando cerca de R$ 180,55 milhões. Dessa quantia, R$ 72,37 milhões são referentes a contribuintes que contam com prioridade legal, como idosos acima de 80 anos, pessoas entre 60 e 79 anos, deficientes físicos ou mental, e usuários cuja maior fonte de renda seja o magistério. Confira a distribuição completa a seguir:

  • 3.188 idosos acima de 80 anos;
  • 25.119 pessoas com idade entre 60 e 79 anos;
  • 2.295 contribuintes com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave;
  • 9.203 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

As quantias foram depositadas nas contas bancárias descritas na declaração do Imposto de Renda dos contribuintes, mas se por algum motivo o crédito não tenha sido efetuado, o dinheiro pode ser resgatado em até 12 meses em agências do Banco do Brasil, com o reagendamento do resgate podendo ser realizado a partir da Central de Relacionamento BB ou pelo site Portal BB.

Agora, caso o resgate do valor da restituição não seja realizado no prazo de um ano, o contribuinte deverá fazer novo requerimento referente a quantia pelo Portal e-CAC, acessível pelo site oficial da Receita Federal.

Como saber se estou no lote de restituição residual do Imposto de Renda

Receita Federal libera lote de restituição residual do Imposto de Renda
A página Meu Imposto de Renda, dentro do site da Receita Federal, conta com opções para consulta de restituição. (Imagem: Captura de Tela/Dácio Augusto/Canaltech)
Continua após a publicidade

Caso você tenha regularizado seu imposto de renda de exercícios anteriores e queira descobrir se está no atual lote de restituição, basta ir à página da Receita Federal na internet, clicar na opção “Meu Imposto de Renda” e depois em “Consultar a Restituição”.

Em relação ao Imposto de Renda 2022, lembramos que o prazo para entrega da declaração foi estendido até 31 de maio, com o documento podendo ser preenchido pelo programa oficial da Receita Federal.

Fonte: Agência Brasil