Publicidade

Imposto de Renda 2022: Receita prorroga entrega de declaração para maio

Por| Editado por Claudio Yuge | 05 de Abril de 2022 às 10h10

Link copiado!

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Receita Federal prorrogou nesta terça-feira (5) o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda 2022 para 31 de maio. A mudança foi publicada no Diário Oficial da União. Antes, a data final era 29 de abril.

É o terceiro ano consecutivo que a Receita adia a data limite para entrega da declaração de imposto de renda. Em 2020 e 2021 o órgão alterou o prazo para junho e julho, respectivamente. Nos três casos, a pandemia de covid foi a justificativa, já que alguns órgãos e empresas ainda não estão com seus serviços de atendimento totalmente normalizados. O imposto a pagar também teve o vencimento adiado para o final de maio.

As datas permitidas para o débito automático do imposto a pagar passam a ser 10 de maio, para a primeira cota, e até 31 de maio para as demais. No caso das declarações enviadas após 10 de maio, o pagamento da primeira cota deverá ser realizado com DARF.

Continua após a publicidade

De acordo com o Secretário Especial da Receita Federal, Julio Cesar Vieira Gomes, a expectativa é de que 34,1 milhões de declarações sejam enviadas. Entre as novidades deste ano, estão o acesso ampliado à declaração pré-preenchida multiplataforma e o recebimento da restituição e o pagamento de DARF via Pix.

Restituição do Imposto de Renda vai até setembro

O calendário de restituição anterior foi mantido. Será dividido em cinco lotes: o primeiro será pago também em 31 de maio, e os demais serão pagos em 30 de junho, 29 de julho, 31 de agosto e 30 de setembro.

Continua após a publicidade

A Receita segue uma fila de entrega para liberar o dinheiro da restituição por ordem de envio do documento. O contribuinte que entrega antes tende a receber primeiro nos primeiros lotes. O primeiro lote atende idosos a partir de 60 anos, pessoas com deficiência e professores que têm a profissão como sua maior fonte de renda, e os demais atendem os demais públicos.

Fonte: Governo Federal (1, 2), UOL