Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

GPT-5 será “melhor em tudo”, antecipa CEO da OpenAI

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 16 de Fevereiro de 2024 às 16h42

Rolf van Root/Unsplash
Rolf van Root/Unsplash
Continua após a publicidade

O GPT-5, futuro modelo de linguagem da OpenAI, será “mais inteligente” e “melhor em tudo”. A aposta parte de uma fala do CEO da empresa por trás do ChatGPT, Sam Altman, em uma conferência em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos (EAU).

Durante uma palestra, o Ministro de Estado para IA, Economia Digital e Aplicações de Trabalho Remoto dos EAU, Omar Al Olama, perguntou qual seria a principal diferença do GPT-5. Segundo Altman, o modelo será “mais inteligente”.

“Se for um pouco mais inteligente, isso significa que é um pouco melhor em tudo”, disse o executivo. “O que eu acho mais emocionante é que esses modelos não serão um pouco melhores nesta tarefa ou um pouco melhores nestas. É porque vamos tornar o modelo mais inteligente. Ele será melhor em tudo.”

GPT-5 vem aí?

A fala levantou expectativas sobre a estreia do próximo grande modelo de linguagem (LLM, em inglês) que seria usado no ChatGPT e, possivelmente, no Microsoft Copilot. Especialmente depois do sucesso do GPT-4, que foi lançado em março de 2023 com a promessa de oferecer “respostas mais seguras e úteis”.

Cerca de um ano depois, alguns rumores apontam para uma possível estreia do GPT-5 em 2024, dessa vez como um modelo multimodal, ou seja, sem se restringir a operações de texto. Assim, o algoritmo também seria compatível com operações que envolvem imagens, áudio e vídeo.

A expansão da janela de contexto, que determina o limite de tokens e a capacidade do modelo ao processar informações, é outra mudança que pode aparecer na nova versão. 

Continua após a publicidade

O modelo de linguagem, no entanto, pode levar mais para ser lançado: em abril de 2023, Sam Altman disse que a OpenAI não estava treinando o GPT-5. “Não estamos [treinando o GPT-5] e não o faremos por algum tempo”, afirmou na época.

CEO da OpenAI, Sam Altman, faz prévia do GPT-5 (Imagem: Steve Jennings/TechCrunch/CC-2.0)
CEO da OpenAI, Sam Altman, faz prévia do GPT-5 (Imagem: Steve Jennings/TechCrunch/CC-2.0)

OpenAI lança Sora

Com ou sem GPT-5, a OpenAI já começou a explorar outras frentes: nesta quinta-feira (15), a empresa apresentou o Sora, uma inteligência artificial generativa para criar vídeos a partir de comandos de texto.

Continua após a publicidade

A tecnologia é um avanço notável à empresa, que antes só trabalhava com tecnologias para criar textos e imagens estáticas via ChatGPT e DALL-E, respectivamente. 

Com o Sora, os usuários conseguem criar vídeos de até um minuto em alta qualidade. Mas, nesse momento inicial, somente um grupo seleto de pessoas têm acesso à ferramenta para apurar a segurança da ferramenta.

Não há previsão de lançamento da tecnologia ao público.