Publicidade

ChatGPT-5: o que esperar da nova versão da OpenAI?

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 30 de Julho de 2023 às 15h00

Link copiado!

Mojahid Mottakin/Unsplash
Mojahid Mottakin/Unsplash

A OpenAI deu início a uma nova era no uso de inteligência artificial com a chegada do ChatGPT em 2022. O chatbot da empresa impulsionou a chegada de novos concorrentes e já existem hipóteses sobre a chegada de um sucessor no futuro, o que poderia ser chamado ChatGPT-5 (ChatGPT com GPT-5).

Por que GPT-5?

Primeiramente, é necessário entender o que significa cada versão do GPT. O Generative Pretrained Transformer (GPT) é um grande modelo de linguagem (LLM) usado para treinar inteligência artificial, desenvolvido pela OpenAI e com a primeira versão lançada em 2018.

Continua após a publicidade

Ao longo dos anos, a ferramenta recebeu novas versões, cada uma acompanhada por um novo número na sequência. O modelo GPT-3 foi adaptado, virou GPT-3.5 e serve de base para o ChatGPT gratuito lançado em novembro de 2022, sendo capaz de interagir com a linguagem humana e desenvolver respostas a cada comando.

O GPT-4 foi lançado em março de 2023 para cobrir algumas lacunas deixadas pelo antecessor e está disponível no ChatGPT Plus por meio de assinatura. A nova versão permite fazer consultas em tempo real na internet, aceita prompts a partir de texto ou imagens e ainda inclui uma capacidade maior de palavras em cada conversa.

Quando o GPT-5 será lançado?

Continua após a publicidade

Não há previsão para lançamento do ChatGPT-5. O CEO da OpenAI, Sam Altman, disse que a empresa ainda não treina o GPT-5 e “não o faremos em algum tempo” durante entrevista em abril de 2023.

Isso não significa que os esforços com o ChatGPT foram interrompidos pela empresa. O modelo GPT-4 pode receber mais atualizações no futuro e até chegar à versão gratuita do chat, por exemplo — mas isso por enquanto é apenas especulação.

Quais recursos podem aparecer no ChatGPT-5?

As funções a seguir também são apenas especulações com base nas tecnologias usadas por outras empresas no treinamento de modelos de IA, mas cairiam muito bem numa futura versão do GPT (e consequentemente no ChatGPT).

Continua após a publicidade

Suporte multimodal

O GPT-4 foi anunciado com suporte para texto e imagem, mas a expectativa é ampliar as opções de pesquisa para mais formatos de arquivos, como vídeo e áudio. Além disso, a interface do ChatGPT poderia ser incorporada a outras ferramentas para se tornar um assistente completo.

Maior memória de contexto

A IA desenvolve contexto a cada conversa, mas isso é temporário e dura um limite de mensagens. O ChatGPT já disponibiliza algumas opções para lembrar preferências do usuário, mas a ideia é expandir essas possibilidades: dessa forma, as respostas seriam adaptadas ao histórico de perguntas e com base na sua rotina.

Continua após a publicidade

AGI

A inteligência artificial geral (AGI) é um conceito de desenvolvimento no qual a IA atinge o mesmo potencial cognitivo dos humanos. Essa realidade ainda reside na teoria, mas o GPT-5 poderia atingir esse estágio.

Quais são os possíveis obstáculos para a criação de uma nova ferramenta?

O GPT-5 também pode enfrentar alguns impasses até o treinamento e a chegada aos usuários. O principal deles é a regulamentação do uso de IA, incentivada pela própria OpenAI: caso surja um órgão regulador ou uma lei específica para isso, o desenvolvimento da nova versão precisaria ser interrompido ou adaptado para as novas normas.

Continua após a publicidade

Além disso, existe uma pressão por empresários e pesquisadores para interromper o desenvolvimento de IA por seis meses para evitar muitos impactos negativos. A ideia não foi colocada em prática, mas essa possibilidade podria afetar a criação da nova versão.

Enquanto as novidades não aparecem, você pode conferir alguns comandos para personalizar o ChatGPT.

Bônus: veja também como utilizar o ChatGPT para criar o seu site 

Desde o lançamento do ChatGPT, a implementação de IA's em determinados serviços é uma prática que vem sendo adotada pelo mercado. Dentre esses, está o Criador de Sites com Inteligência Artificial da Hostinger, uma ferramenta que faz uso da API da OpenAI para que o usuário possa criar um site completo em pouco tempo e de forma prática.

Continua após a publicidade

O plano custa a partir de R$ 12,99 por mês, incluindo benefícios como um ano de domínio grátis, acesso a uma hospedagem premium, certificado SSL grátis e suporte 24h. Confira abaixo:

🛒 Crie sites com o ChatGPT a partir de R$ 12,99 por mês