Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Crise de chips pode adiar GPUs Intel ARC para desktops

Por| Editado por Wallace Moté | 05 de Outubro de 2021 às 09h35

Divulgação/Intel
Divulgação/Intel
Intel
Tudo sobre Intel
Continua após a publicidade

Após anos de rumores a Intel oficializou sua entrada no mercado de placas de vídeo dedicadas. A Intel ARC é esperada para 2022, e disputará o consumidor com marcas consolidadas como a AMD e Nvidia.

A vida da empresa nesse mercado, porém, não começa fácil: a primeira geração, The Alchemist, poderá sofrer atrasos. Mesmo procurando jogar seguro e prometendo os primeiros produtos para o ano que vem, a Intel pode apresentar GPUs apenas para notebooks no primeiro trimestre de 2022. Isso se daria em virtude da escassez de chips no mercado.

(Imagem: Hot Hardware/Intel)
(Imagem: Hot Hardware/Intel)

O problema já foi comentado publicamente pelo CEO da empresa, e alguns países na Ásia estão enfrentando novas ondas de covid-19. Isso estaria dificultando a montagem de estoques e mexendo na equação do preço, já que os semicondutores ainda disponíveis estão mais caros para as fábricas compensarem parte das perdas.

Por enquanto esse é apenas um rumor, mas não é a primeira vez que ouvimos falar de uma empresa adiando ou cancelando um produto devido à crise no mercado de chips. No mercado de celulares, por exemplo, o Galaxy S21 FEpode acabar não acontecendo por motivos parecidos, por mais que a Samsung ainda não confirme que ele saiu dos seus planos.

Assim, a Intel deve colocar notebooks com Intel ARC The Alchemist no mercado já no começo do ano. Porém, GPU's para desktops só deverão ser vistas entre abril e junho. Como os portáteis trazem o preço embutido de todo o hardware, parece que levará mais tempo até descobrirmos os preços que a empresa praticará pelas suas placas de vídeo.

Vale lembrar que a Intel ARC ganhou mascote para representar a primeira geração de produtos. A personagem deverá inspirar também material de marketing, estampar caixas dos produtos e muito mais. Fontes do mercado esperam que já com os primeiros produtos a empresa consiga oferecer alternativas competentes às GTX 1650 Max-Q e até mesmo a RTX 3070, da rival Nvidia.

Continua após a publicidade

Fonte: Moore's Law is Dead, Techspot