Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Barbie | A história de Midge e Allan, os bonecos descontinuados da Mattel

Por| Editado por Jones Oliveira | 22 de Julho de 2023 às 12h30

Link copiado!

Divulgação/ Warner Bros
Divulgação/ Warner Bros

O live-action da Barbie já é um fenômeno graças à sua trama divertida e pelos personagens retratados em cena. Além das várias Barbies — sendo a principal estrelada por Margot Robbie — e, dos diferentes Kens que habitam a Barbielândia, o filme ainda traz outros dois bonecos que aparecem como alívio cômico: Midge e Allan, vividos por Emerald Fennell (A Garota Dinamarquesa) e Michael Cera (Scott Pilgrim Contra o Mundo).

Os personagens chamaram a atenção justamente por serem os únicos diferentes dentro do universo da Barbielândia. Só que, mais do que serem apenas essa piada sobre serem diferentes, há toda uma história por trás de seus bonecos.

Criada em 1963, Midge foi pensada para ser a amiga da Barbie e também a namorada de Allan. Desse modo, Barbie e Ken poderiam sair com eles, em uma espécie de encontro duplo. A boneca ganhou diferentes versões ao longo do tempo, embora a aparência ruiva e com sardas seja a que mais tenha feito sucesso.

Continua após a publicidade

Apesar de ser a amiga da Barbie, Midge não conquistou as crianças e suas vendas empacaram. Em 1990, a Mattel decidiu relançá-la em uma versão grávida na linha The Happy Family, o que não agradou os pais que julgaram que ela seria uma péssima influência e poderia incentivar a gravidez na adolescência.

Diante de tais reclamações, a marca de brinquedos recuou mais uma vez e só voltou a relançá-la em 2013, dessa vez em uma versão solteira, sem filhos e sem barriga de grávida.

No audiovisual, ela surge em um episódio de Barbie Life In The Dreamhouse, série exibida de 2012 a 2015. No vídeo em questão, ela aparece em uma versão em preto e branco que passa por uma transformação no visual com a ajuda de Barbie. Já no filme de Greta Gerwig, a versão escolhida foi a grávida e ruiva da década de 1990 justamente pela piada de ser a boneca fora de linha.

A história por trás de Allan

Da mesma forma, Allan também foi criado na década de 1960 e, assim como Midge, não caiu no gosto popular. Tanto que ele foi vendido durante pouquíssimo tempo, sendo descontinuado em 1966. Ele voltou a ser fabricado apenas na década de 1990 também na linha Happy Family.

O objetivo da Mattel era que ele se casasse com Midge e, por isso, a empresa lançou uma versão comemorativa chamada "Wedding Day Alan", em que o boneco aparece vestido com as roupas do casamento — um terno branco com um paletó interno rosa e uma calça risca de giz branca.

Continua após a publicidade

A verdade é que ele nunca conseguiu atingir a popularidade de Ken e, por isso, não continuou sendo produzido. Esse motivo também explica porque há apenas um Allan e vários Kens no filme.

Por falar nisso, no live-action de Greta Gerwig, ele até ganhou um certo destaque, aparencendo em momentos importantes, como quando a protagonista tenta fugir da Barbielândia.

Continua após a publicidade

Interpretado por Michael Cera (A Grande Jogada, Juno, É o Fim), o personagem aparece usando um dos primeiros figurinos do boneco — uma blusa colorida listrada e um short azul. O carisma de Cera foi fundamental para dar ao personagem um ar divertido e ingênuo, fazendo com que ele se afastasse da masculinidade tóxica dos Kens e tivesse uma personalidade própria.

Vale lembrar que o brinquedo da Mattel recebeu esse nome em homenagem ao genro de Ruth Handler, criadora dos bonecos. Outra curiosidade é que, depois da década de 1990, a grafia do nome perdeu um L sendo escrita apenas como Alan.