Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

5 motivos para NÃO comprar o Volvo XC40 Pure Electric

Por| Editado por Jones Oliveira | 20 de Março de 2022 às 09h30

Felipe Ribeiro/ Canaltech
Felipe Ribeiro/ Canaltech
Continua após a publicidade

Lançado no final de 2021, o Volvo XC40 Pure Electric é o primeiro carro 100% elétrico da montadora sueca. Derivado do híbrido plug-in, o SUV é um produto praticamente perfeito, mas, mesmo assim, tem algumas situações que podem te fazer repensar a compra.

Mesmo esta sendo uma tarefa difícil e ingrata, o Canaltech listou 5 motivos que podem fazer você não comprar o Volvo XC40 Pure Electric.

5. Sem Apple CarPlay

Muito embora a nova central multimídia do Volvo XC40 Pure Electric tenha um sistema operacional nativo excelente (Android Automotive), com diversas funções e conexão com a internet, o espelhamento de celulares da Apple, por enquanto, não é possível.

Em se tratando de um produto premium, é uma bola fora. A Volvo sabe disso e promete solucionar a questão em breve.

Usuários da Apple precisarão se acostumar com o Android Automotive (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)
Usuários da Apple precisarão se acostumar com o Android Automotive (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)

4. Design

Continua após a publicidade

O Volvo XC40 Pure Electric é lindo e não há dúvidas quanto a isso, mas, não fosse por sua grade frontal, que não tem saida de ar, não daria para perceber que se trata da versão elétrica do modelo. Algumas mudanças ousadas no SUV seriam bem-vindas.

Grade frontal sem a saída de ar é o que diferencia o XC40 elétrico do híbrido (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)
Grade frontal sem a saída de ar é o que diferencia o XC40 elétrico do híbrido (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)

3. Preço

O Volvo XC40 Pure Electric entrega tudo o que precisamos em um caro, mas custa muito, muito dinheiro. No momento da edição desta matéria, ele era encontrado por R$ 409.950, um pouco mais caro do que o irmão maior — e híbrido plug-in — XC60, que tem mais espaço, praticamente o mesmo desempenho e tecnologias idênticas.

Continua após a publicidade
O Volvo XC60 ainda pode ser uma opção mais vantajosa em comparação ao XC40 elétrico (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)
O Volvo XC60 ainda pode ser uma opção mais vantajosa em comparação ao XC40 elétrico (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)

2. Poucas versões

Uma forma de tornar o XC40 Pure Electric menos caro seria lançar uma versão menos equipada ou menos potente do modelo. A Volvo, aliás, já pensa em fazer isso, mas caso tivesse pensado logo de cara, poderia vender muito mais unidades. O mesmo vai valer C40 Recharge, que já está à venda no Brasil.

Uma versão menos equipada e mais acessível do XC40 Pure Electric é necessária (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)
Uma versão menos equipada e mais acessível do XC40 Pure Electric é necessária (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)
Continua após a publicidade

1. Carregamento

Por mais que a Volvo já tenha anunciado um investimento milionário em carregadores pelo Brasil, a infraestrutura ainda pode ser uma vilã na hora de ter um XC40 Pure Electric. Essa situação pode ser mais grave em regiões interioranas do país, onde a oferta de estações de recarga é menor do que em uma cidade como São Paulo, por exemplo.

O carro, em si, tem uma ótima autonomia e esse é um dos pontos fortes dele, mas o carregamento ainda é um desafio.

O XC40 Pure Electric tem um carregador portátil para eventualidades, mas é melhor investir em uma Wallbox (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)
O XC40 Pure Electric tem um carregador portátil para eventualidades, mas é melhor investir em uma Wallbox (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)