Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Volvo C40 Recharge | Conheça o novo SUV coupé 100% elétrico lançado no Brasil

Por| Editado por Jones Oliveira | 17 de Março de 2022 às 16h10

Link copiado!

Divulgação/ Volvo Cars Brasil
Divulgação/ Volvo Cars Brasil

A Volvo anunciou oficialmente o início das vendas do Volvo C40 Recharge, primeiro SUV coupé da marca sueca. Assim como seu irmão de linha, o XC40, o novo carro é 100% elétrico, com o diferencial de ter sido pensado e desenvolvido exclusivamente para esse tipo de propulsão.

A convite da Volvo, o Canaltech foi à Cidade do México para ver o C40 Recharge de perto e conferir algumas novidades sobre o futuro da marca no Brasil, bem como a chegada de alguns modelos que vão ampliar a linha de carros elétricos da sueca.

Continua após a publicidade

Segundo João Oliveira, diretor geral de operações e inovação da Volvo Car Brasil, a chegada do C40 Recharge é um marco para a empresa, já que o veículo chega ao mesmo tempo que em demais mercados pelo mundo, como a Noruega, México e demais países da América Latina.

Feito sob a mesma plataforma do XC40 Pure Electric, o C40 Recharge se diferencia do outro modelo por sua novíssima e interessante carroceria coupé, que oferece um pouco mais de espaço interno, além de ajudar na aerodinâmica, favorecendo os números de autonomia do SUV.

Falando em autonomia, o novo carro da Volvo vem equipado com uma bateria de 75 kWh, que lhe confere tem alcance de 440km em circuito misto cidade/estrada, mais do que os 420km do XC40. Além disso, ele conta com um sistema de carregamento rápido que, em determinados postos de recarga, pode abastecer 80% da bateria em apenas 40 minutos.

Em termos de desempenho, a carroceria coupé do C40 também dá uma forcinha, já que, aliada ao ótimo conjunto de 408cv e 67,3 kgf/m de torque, faz o C40 ir de 0 a 100 km/h em apenas 4,7 segundos, 0,2 a menos do que o XC40 Pure Electric. A tração é sempre integral, com um motor elétrico em cada eixo.

Continua após a publicidade

O mais completo possível

Por compartilhar a mesma plataforma do irmão, o Volvo C40 pode ser considerado uma derivação do XC40, já que as mudanças ficam restritas a detalhes estéticos, como a própria carroceria e alguns mimos no interior, que segue luxuoso como os demais carros da marca.

Falando em interior, a Volvo lançou um novo conjunto de cores em tons azuis, além de incluir algumas luzes em LED no painel. O C40, aliás, é o primeiro carro da montadora completamente sem couro, reforçando a pegada sustentável do modelo, que também traz alusões ao seu país de origem, a Suécia.

Continua após a publicidade

Uma dessas alusões — ou inspirações — pode ser vista no teto solar panorâmico e inteiriço. Ele conta com uma tecnologia que dispensa o uso de tela de proteção, deixando que a luz do sol entre na cabine neutralizando os raios UV. Segundo a marca, a ideia surgiu para dar mais amplitude à cabine e reforçar a sensação de espaço e conforto.

Já no campo da tecnologia, o C40 segue como um dos mais completos carros premium do Brasil, dispondo de todo o pacote de segurança ativa da Volvo, com itens como a câmera 360 graus que, junto ao Alerta de Tráfego Cruzado (CTA) e frenagem automática, auxilia e evita colisões em saídas e entradas de vagas de estacionamento.

O novo SUV coupé 100% também conta com Sistema de alerta de mudança de faixa (LKA) e Sistema de alerta de ponto cego (BLIS), além do espetacular City Safety, que reconhece pedestres, ciclistas e animais de grande porte e pode frear e esterçar o volante para evitar ou minimizar uma colisão.

Continua após a publicidade

O veículo também vem equipado com o Pilot Assist e Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC), que conta com sensores e câmeras que monitoram as faixas das vias e um sistema que comanda a aceleração e a frenagem. Todos esses aparatos auxiliam no deslocamento do veículo, por exemplo, ao contornar curvas abertas em rodovias, além de controlar a distância do carro adiante.

Versão mais em conta a caminho?

Durante a apresentação realizada na Cidade do México, a Volvo deu alguns spoilers do que vai trazer para o Brasil nos próximos meses e anos. Segundo rumores apurados na Europa e que foram, de certo modo, confirmados ao Canaltech, a empresa vai mesmo lançar versões menos potentes e completas do XC40 e do C40.

Continua após a publicidade

Os atuais modelos contam com dois motores elétricos, um em cada eixo, o que proporciona esse desempenho espantoso. Entretanto, as versões mais em conta serão equipadas com apenas um motor, localizado no eixo dianteiro, como mostra a plataforma exposta na capital mexicana (foto acima).

Não foram confirmadas, porém, as datas para esses lançamentos.

Volvo C40 Recharge: Preço e disponibilidade

O Volvo C40 Recharge está disponível em todo o Brasil em versão única por R$ 415.950.