Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Preview Volvo C40 Recharge | Coupé elétrico tem tudo para fazer diferença

Por| Editado por Jones Oliveira | 20 de Março de 2022 às 11h10

Link copiado!

Felipe Ribeiro/ Canaltech
Felipe Ribeiro/ Canaltech

O charmoso Volvo C40 Recharge é um tremendo acerto da Volvo por diferentes razões. Lançado este ano globalmente e já disponível no Brasil por R$ 415.950, o primeiro SUV coupé da marca sueca conseguiu ser ainda melhor do que o XC40 Pure Electric, seu irmão de linha e também elétrico. E o motivo está justamente em sua carroceria.

Dotado do mesmo motor com 408cv e 67,3 kgf/m de torque, o C40 Recharge consegue ser ainda mais rápido do que o irmão de linha, com uma melhora de 0,2s no 0 a 100 km/h (4,7s contra 4,9s). Mas as melhorias não ficam restritas somente ao desempenho. Ele também ficou mais econômico, agradável de ser dirigido e é munido de mudanças no interior que ajudam a dar mais conforto, algo incomum quando pensamos em coupés.

Continua após a publicidade

À convite da Volvo, o Canaltech foi até a Cidade do México para ver de perto o que o C40 Recharge poderá nos oferecer de diferente do XC40, além de conhecer de perto esse que é um dos carros mais legais disponíveis no Brasil.

Volvo C40 Recharge: primeiras impressões

Logo de cara, o que mais chama a atenção no C40 Recharge é sua aparência. Quando o design coupé foi mencionado pela primeira vez, em 2021, muita gente ficou preocupada quanto a isso. E de fato, é muito diferente ver um SUV da Volvo com carroceria coupé, mas essa foi uma decisão acertada.

O C40 Recharge é lindo e imponente. Suas linhas são bem harmoniosas e os benefícios dessa carroceria não são apenas visuais, mas também influenciam no comportamento dinâmico do veículo. No uso em um bom trecho de estrada entre a Cidade do México e a cidade de Cuautla, no estado de Morelos, isso ficou evidente.

Continua após a publicidade

A impressão é que o C40 Recharge "corta" mais o ar e oferece menos resistência. A aerodinâmica faz com que o carro tenha um desempenho melhor, mais dirigibilidade e, consequentemente, mais desempenho e autonomia, fundamentais em um carro 100% elétrico.

Segundo a Volvo, a autonomia oficial é de 440km, mas o chefe de produto e inovação da Volvo Cars Brasil, André Bassetto, confirmou ao Canaltech que,nos testes apenas em circuito urbano, o carro chegou a percorrer cerca de 500km com uma única carga, o suficiente para uso intenso durante a semana.

Continua após a publicidade

Ainda faremos testes no ambiente carregado de São Paulo e que se assemelha bastante com o da Cidade do México, mas é impressionante que um veículo elétrico já possa chegar a números desse nível sem abrir mão de conforto e desempenho.

E por falar em conforto, o Volvo C40 consegue superar o irmão XC40. O caimento coupé traz um porta-malas maior e o porte do carro fica um pouco melhor, mesmo com um leve incômodo com a altura na fileira traseira de bancos. Para quem tem mais de 1,80m, pode ser chato.

Além disso, as novidades na cabine são interessantes. Agora há uma faixa de LED no painel que ilumina aquilo que a Volvo chama de "inspiração no ambiente escandinavo", com a representação de um parque sueco na parte de frente ao passageiro.

Continua após a publicidade

O teto solar panorâmico, por sua vez, é sempre aberto, sem a presença de uma tela. Isso é possível graças a uma nova tecnologia que mitiga a entrada de raios UV em quase 100%. Esse teto, aliás, dá uma sensação de amplitude não vista em outros modelos da Volvo e é algo que deve aparecer nos próximos carros da marca.

Já no campo da tecnologia, o C40 Recharge traz o que há de melhor nos modelos da fabricante sueca, como o pacote de segurança ativa e de assistência ao motorista e a central multimídia com o Android Automotive, que funcionou perfeitamente mesmo em um local considerado remoto no México, com a conexão 4G sem quedas perceptíveis.

Avaliação Inicial

Continua após a publicidade

A Volvo conseguiu o que era quase impossível: melhorar o já excelente XC40 Pure Electric lançando um modelo coupé completamente derivado do seu projeto, mas com mais desempenho e autonomia. Para um carro elétrico, cada detalhe faz a diferença e isso, claro, se reflete em comodidade e eficiência energética.

Volvo C40 Recharge: Preço e disponibilidade

O Volvo C40 Recharge está disponível em todo o Brasil por R$ 415.950. Neste valor estão embutidos facilidades como revisões grátis por três anos, garantia do carro de três anos e garantia da bateria por oito anos, além da internet 4G ilimitada fornecida pela Claro.