Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Volvo EX30 chega em várias versões e com mais potência que o XC40

Por| Editado por Jones Oliveira | 07 de Junho de 2023 às 16h16

Divulgação/ Volvo Cars
Divulgação/ Volvo Cars
Continua após a publicidade

A Volvo finalmente revelou por completo, nesta quarta-feira (7), seu próximo carro elétrico: o Volvo EX30. Posicionado abaixo do XC40, esse SUV compacto é o segundo modelo da montadora sueca pensado desde o início como um veículo 100% elétrico (o primeiro foi o EX90), além de inaugurar uma nova fase tecnológica para a empresa.

Durante a apresentação, transmitida online diretamente de Milão, na Itália, a Volvo mostrou muitos detalhes sobre o EX30, como a concepção do SUV, o interior mais sustentável e com espaço mais bem aproveitado, as novas tecnologias e, claro, os motores, que estão surpreendentemente melhores do que os vistos no XC40 e no C40.

A Volvo já confirmou que o EX30 chegará ao Brasil em 2024.

Motor e bateria

Um dos maiores mistérios sobre o Volvo EX30 era o seu powetrain. A montadora desenvolveu um conjunto completamente novo para o seu SUV compacto e separou diferentes capacidades de bateria para os clientes. O mais curioso é que, mesmo menor, ele está mais potente do que seus irmãos maiores.

O carro será vendido em várias versões, com mudanças na potência e autonomia. A versão de entrada é equipada com apenas um motor elétrico de 275cv de potência e 34,9 kgf/m e bateria LFP de fosfato de ferro e lítio, que garante autonomia urbana de 475km e mista cidade/estrada de 344km, sempre no ciclo WLTP. O 0 a 100km/h nessa versão é de 5,7 segundos.

Continua após a publicidade
Design do SUV impressiona, assim como sua capacidade de bateria e motor (Imagem: Divulgação/Volvo Cars)
Design do SUV impressiona, assim como sua capacidade de bateria e motor (Imagem: Divulgação/Volvo Cars)

Há, também, uma versão de motor único com alcance estendido que utiliza uma bateria mais eficiente e leve composta de lítio, níquel, manganês e cobalto. Com essas células, o EX30 pode percorrer 662km no ciclo urbano e 480km no misto. O 0 a 100km/h, nesse caso, cai para 5,3s.

Já a versão topo de gama do EX30 usa a mesma bateria da versão de alcance longo, porém com dois motores elétricos que, somados, rendem 433cv e 55,3 kgf/m de torque. O alcance, surpreendentemente, muda pouco com relação à variante intermediária, possibilitando 635km de autonomia na cidade e 460km no ciclo misto. O 0 a 100km/h é espantoso: 3,6s.

Segundo a Volvo, dependendo da versão, há a possibilidade de carregamento rápido de até 153 kWh, o que permitiria atingir 80% da bateria em apenas 25 minutos.

Continua após a publicidade

Tecnologia e sustentabilidade

O Volvo EX30 é uma evolução quase que completa dos seus irmãos maiores XC40 e C40. O conceito de ser um carro luxuoso e sustentável está ainda mais evidente, sendo este, até o momento, o Volvo mais ecológico de todos os tempos — mas sem abrir mão do conforto e da segurança.

Interior é minimalista, sustentável e tecnológico (Imagem: Divulgação/Volvo Cars)
Interior é minimalista, sustentável e tecnológico (Imagem: Divulgação/Volvo Cars)

Conforme a Volvo havia antecipado ao Canaltech, o EX30 será um dos mais avançados carros do mercado em termos de equipamentos, com o novo conjunto de recursos de proteção aos passageiros chamado de Safe Space, que engloba além de novos sensores e alertas, o novo Pilot Assist, uma versão melhorada do que já vimos em outros modelos da empresa.

Continua após a publicidade

Com ela, além de praticamente dirigir por você, o Volvo EX30 pode estacionar em qualquer vaga, em qualquer direção, graças aos novos sistemas de detecção de espaço, informando, inclusive, a distância exata que cada obstáculo está. Além disso, há novos sensores que evitam acidentes com bicicletas e motos no abrir das portas.

No campo da sustentabilidade, o EX30 tem por toda a cabine materiais reciclados que formam o acabamento luxuoso do SUV compacto. Há a presença de plásticos reformados e tecidos feitos de plástico reciclado. Isso sem falar no aproveitamento do espaço, agora mais eficiente e proporcionado pela ausência de peças vistas em modelos a combustão.

Tecidos no Volvo EX30 são reciclados (Imagem: Divulgação/Volvo Cars)
Tecidos no Volvo EX30 são reciclados (Imagem: Divulgação/Volvo Cars)

Em termos de design, o SUV compacto segue o que já vimos no EX90, com linhas mais modernas e minimalistas e o conjunto óptico todo em LED com o desenho do martelo de Thor.

Continua após a publicidade

Conectividade segue em alta

O Volvo EX30 também evoluiu em conectividade e comodidades para os seus passageiros. O sistema operacional Android Automotive segue no veículo, mas com uma versão ainda melhor e mais adaptada às funções do carro. Além disso, o conceito de tela única foi implementado no SUV, colocando todas as informações na central multimídia gigante de 12,3 polegadas.

Tudo em uma única tela (Imagem: Divulgação/Volvo Cars)
Tudo em uma única tela (Imagem: Divulgação/Volvo Cars)

Com essa mudança conceitual do painel, foi possível instalar uma sound bar enorme da Harman-Kardon, parceira de longa data da montadora sueca. O sistema de som assinado é opcional e tem 9 falantes, 9 canais e 1040W de potência.

Continua após a publicidade

Em termos de conectividade, o EX30 segue com internet nativa, mas agora com conexão 5G. As atualizações over-the-air seguem habilitadas.

Volvo EX30: Preços e versões

A Volvo informou apenas o preço inicial do EX30, que é de US$ 34.950 (R$ 172.258 na cotação atual) nos EUA. As demais versões devem ter seus valores revelados em breve, bem como a chegada de uma nova versão de entrada que custará abaixo do preço já citado.

O EX30 está em pré-venda e as entregas começam em 2024. Sua chegada ao Brasil também será no ano que vem.

Continua após a publicidade