Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Volvo lança novos XC40 e C40 com autonomia maior

Por| Editado por Jones Oliveira | 03 de Maio de 2023 às 14h45

Link copiado!

Felipe Ribeiro/ Canaltech
Felipe Ribeiro/ Canaltech

A Volvo lançou nos Estados Unidos as novas versões do XC40 e do C40, seus dois SUVs elétricos. Os veículos agora estão equipados com novas baterias e receberam melhorias nos motores, tanto nas versões com um propulsor quanto nas de dois. O anúncio dessas novas variantes havia acontecido no começo de 2023.

No caso dos XC40 e C40 com apenas um motor, houve aumento de potência no propulsor elétrico e uma melhora significativa na autonomia. Agora alocado no eixo traseiro, o motor elétrico rende 251cv e a bateria, com novos 82 kWh, permite que o XC40 rode 471km e o C40 478km, ambas medições no ciclo EPA, padrão nos EUA.

Esse motor, segundo a Volvo, foi desenvolvido internamente e está mais bem casado com a bateria, que recebeu melhorias na sua composição, se tornando mais densa. Além de dar mais autonomia, essa bateria permite que os SUVs sejam carregados de maneira mais rápida, suportando 200 kWh de potência em carregadores rápidos. Para ilustrar melhor essa capacidade, o carro pode ir de 10 a 80% em apenas 28 minutos.

Continua após a publicidade

Já para as versões com dois motores, as mudanças foram mais sentidas justamente nos propulsores. Agora, em vez de dois com 203cv, a Volvo dividiu da seguinte maneira: eixo traseiro com 258cv e ímã permanente e eixo dianteiro com 149cv e assíncrono, totalizando 407cv, mas com um funcionamento um pouco diferente da versão anterior.

Em comunicado, a Volvo explica que o motor dianteiro será ativado somente quando necessário, algo que, também, reflete na autonomia, já que a bateria segue com 78 kWh. Os novos números revelam que o XC40 P8 pode rodar por 409km enquanto o C40 por 414km, ambos, claro, no ciclo EPA.

Novas versões vêm ao Brasil?

Continua após a publicidade

A Volvo ainda não revelou se os novos Volvo XC40 e C40 vêm ao Brasil, mas a tendência é que os SUVs sejam atualizados por aqui em breve, já que a empresa não costuma deixar o país de fora em lançamentos globais.