Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O que explica o sucesso da Jeep no Brasil?

Por| Editado por Jones Oliveira | 15 de Abril de 2023 às 21h00

Divulgação/Stellantis
Divulgação/Stellantis
Continua após a publicidade

A Jeep chegou a 1 milhão de carros produzidos na fábrica de Goiana recentemente, em um evento que contou com a colaboração do Canaltech. O expressivo número comprova que a montadora estadunidense voltou a fazer sucesso no Brasil após passar um tempo longe dos “holofotes”.

O retorno da Jeep ao posto de “queridinha” do mercado de SUVs após um período de ausência começou há pouco menos de uma década, em 2015, justamente quando a marca inaugurou a fábrica na cidade localizada perto do Recife, capital do estado de Pernambuco. A planta, aliás, é a primeira exclusiva da marca a ser aberta fora dos Estados Unidos.

A explicação para a forte ligação entre o consumidor brasileiro e a marca nascida em território estadunidense, porém, começou bem antes, mais precisamente em 1957. Foi nesse ano que o Jeep CJ-5, que já era fabricado com peças importadas em São Bernardo do Campo, passou a fazer parte do ambicioso plano de nacionalização da produção de carros no Brasil.

História da Jeep no Brasil começou ainda na década de 1950, mas desde 2015 vive um longevo ápice (Imagem: Divulgação/Jeep)
História da Jeep no Brasil começou ainda na década de 1950, mas desde 2015 vive um longevo ápice (Imagem: Divulgação/Jeep)

Mais que uma marca, uma categoria

Desde então, modelos como Wrangler, Cherokee e Grand Cherokee foram importados para o Brasil e aceitos com relativo sucesso. Como a própria fabricante deixa claro em sua apresentação no site, “a marca Jeep move e transforma a vida de milhões de apaixonados por carro, transcendendo o status de marca para se tornar o sinônimo de uma categoria”.

“Aventura, liberdade, autenticidade e paixão. Essas quatro palavras movem a vida de boa parte dos brasileiros e sustentam seu espírito jovem de viver. As mesmas características que nós, ao longo de quase oito décadas, compartilhamos com o mundo para inspirar um novo estilo de vida. É, Brasil. Se antes já nos sentíamos em casa, agora você realmente se tornou o nosso lar”, diz a Jeep em seu site oficial.
Continua após a publicidade

Gustavo Carnevali, Gerente de Produto da Marca Jeep, conversou com a reportagem do Canaltech e também deu sua explicação para essa paixão do brasileiro pelos carros da marca, principalmente nos últimos anos.

Jeep Wrangler é um dos ícones da montadora, um "sinônimo de aventura" (Imagem: Sfoskett/Commonswiki/CC)
Jeep Wrangler é um dos ícones da montadora, um "sinônimo de aventura" (Imagem: Sfoskett/Commonswiki/CC)
“A Jeep sempre foi sinônimo de aventura, capacidade e ótimas experiências! Os nossos modelos possuem tecnologia e atributos que os diferenciam dos seus concorrentes e isso nos permite liderar o segmento SUV no Brasil nos últimos sete anos. E essa liderança não é por acaso”, gabou-se o executivo.

Sucesso da Jeep no Brasil em 4 pilares

Continua após a publicidade

A inauguração da fábrica da Jeep em Goiana veio acompanhada do lançamento global do modelo que “puxou a fila” da volta da montadora ao coração dos brasileiros: o Renegade. Segundo Gustavo Carnevali, um conjunto de fatores determinou que o SUV se transformasse em um verdadeiro fenômeno no mercado verde-amarelo:

“O Jeep Renegade, com seu design icônico, revolucionou o seu segmento e é o único que oferece versões 4x4 na categoria. Isso tudo juntamente com o motor turboflex mais potente da categoria. Com toda a tecnologia e segurança que o modelo oferece, conquistou diversos comparativos e também foi eleito a melhor compra do ano de uma importante revista brasileira, considerando todos os segmentos”.
Renegade tem na tração 4x4 um dos atrativos para ser um dos maiores sucessos da Jeep no Brasil (Imagem: Divulgação/Stellantis)
Renegade tem na tração 4x4 um dos atrativos para ser um dos maiores sucessos da Jeep no Brasil (Imagem: Divulgação/Stellantis)

Reinado do Compass

Continua após a publicidade

Outro modelo que, assim como o Renegade, também é responsável pelo sucesso da Jeep no Brasil é o Compass. A história do SUV em território nacional começou em 2007, ano em que a primeira geração do carro chegava por aqui via importação. A “explosão” definitiva, porém, veio com sua segunda geração.

“O Compass lidera o mercado entre os SUVs médios há seis anos. Traz muita tecnologia embarcada, versões flex e diesel, capacidade 4x4 e a segurança e qualidade que acompanham todos os modelos da nossa marca. O Compass conta também com uma versão híbrida no país, o primeiro modelo eletrificado da Jeep por aqui”, pontuou Carnevali, citando alguns dos atributos que fizeram da Compass um sucesso em vendas no Brasil.
Jeep Compass em suas duas gerações: a importada e a que passou a ser fabricada no Brasil (Imagem: Divulgação/OSX, Wikipedia/Stellantis)
Jeep Compass em suas duas gerações: a importada e a que passou a ser fabricada no Brasil (Imagem: Divulgação/OSX, Wikipedia/Stellantis)

Commander: feito para o Brasil

Continua após a publicidade

O terceiro carro que ajudou a Jeep a recuperar terreno e voltar a fazer sucesso no Brasil é o Commander. Lançado em 2021, o Commander é líder no segmento entre os D-SUVs (SUVs de grande porte) e foi desenvolvido por equipes brasileiras, ou seja, feito especialmente para rodar no país.

“O Commander conquistou rapidamente a preferência dos brasileiros graças ao seu requinte, capacidade off-road, espaço interno e capacidade para 7 pessoas, além de toda a tecnologia e conectividade que ele oferece, algumas delas exclusivas em sua categoria”, comentou o executivo da marca.
Jeep Commander 1 milhão: marco histórico da marca que é sucesso absoluto no Brasil (Imagem: Divulgação/Stellantis)
Jeep Commander 1 milhão: marco histórico da marca que é sucesso absoluto no Brasil (Imagem: Divulgação/Stellantis)

Importados dão o toque final à receita

Continua após a publicidade

Além do trio de SUVs produzido em Goiana, a receita da Jeep para recuperar o posto de destaque e fazer sucesso no Brasil conta com um toque final especial: a importação de modelos tradicionais da marca.

Os dois principais são o Jeep Wrangler e a picape Gladiator, considerados pela montadora como “verdadeiros desbravadores de terrenos”, com capacidades diferenciadas e “tecnologias únicas” no mercado brasileiro.

Gladiator é um dos importardos da Jeepà venda no Brasil (Imagem: Divulgação/Stellantis)
Gladiator é um dos importardos da Jeepà venda no Brasil (Imagem: Divulgação/Stellantis)

“Com essa gama de produtos, sempre atendendo aos anseios dos clientes e atentos às demandas do mercado, conseguimos conquistar cada vez mais clientes e temos muito ainda a conquistar por aqui”, concluiu Gustavo Carnevali, deixando no ar que ainda há novidades a caminho do brasileiro em um futuro próximo.

Continua após a publicidade