Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Mercedes terá sistema operacional online e integrado ao Google

Por| Editado por Jones Oliveira | 23 de Fevereiro de 2023 às 16h00

Felipe Ribeiro/ Canaltech
Felipe Ribeiro/ Canaltech
Continua após a publicidade

A Mercedes-Benz anunciou a evolução do sistema operacional de seus carros, o atual MBUX. A montadora alemã confirmou a chegada do MB.OS, que terá arquitetura mais moderna, robusta e integrada, por exemplo, com serviços do Google, além de estar 100% conectada.

Segundo a montadora alemã, o MB.OS vai proporcionar um ambiente mais conectado ao motorista, já que todo o sistema poderá ser atualizado com a utilização de um app para celular, ou mesmo com o carro em movimento via over-the-air, já que ele terá conexão nativa. Ele será desenvolvido sobre a plataforma MMA (Mercedes Modular Architecture), utilizada em todos os carros da montadora a partir de 2025.

Interface do Maps estará ligada ao sistema operacional da Mercedes (Imagem: Divulgação/ Mercedes-Benz)
Interface do Maps estará ligada ao sistema operacional da Mercedes (Imagem: Divulgação/ Mercedes-Benz)

Com esse novo sistema, a Mercedes indica que os carros terão mais capacidade de processar as tecnologias de direção autônoma de nível 2 e 3. Isso também será possível graças a uma parceria com a Nvidia, que deve fornecer os chips para os veículos da empresa.

Os chips da Nvidia também vão proporcionar aos usuários a chance de jogar alguns games, além de fazer reuniões com o Zoom, já que as centrais podem ter câmeras próprias no futuro. Ainda assim, o maior ganho será, mesmo, de melhorias na direção autônoma dos veículos.

Segundo a fabricante, o “cérebro motriz” do veículo é o sistema on-chip Nvidia Drive Orin, capaz de realizar 254 trilhões de operações por segundo para processar dados de um conjunto de sensores ao redor do veículo.

Esse dispositivo vai trabalhar com os sensores LiDAR da Luminar, parceira da Mercedes. O sensor IRIS de próxima geração pode reconhecer até mesmo objetos pequenos com baixa refletividade no espectro infravermelho.

Continua após a publicidade

Integração com o Google

Outra novidade do MB.OS será a integração com o Google, que ajudou no desenvolvimento do sistema. Segundo a Mercedes, o Google Maps fará parte da navegação GPS dos veículos nativamente, embutindo todos os benefícios desse aplicativo, como as localizações e atualização do tráfego em tempo real.

Segundo a montadora, os clientes terão acesso ao Place Details fornecido pelo Google, auxiliando a encontrar informações detalhadas sobre mais de 200 milhões de empresas e locais em todo o mundo, incluindo horário comercial, fotos e avaliações.

Atual interface do MBUX (Imagem: Felipe Ribeiro/ Canaltech)
Atual interface do MBUX (Imagem: Felipe Ribeiro/ Canaltech)
Continua após a publicidade

Além da entrada do Maps, os usuários poderão utilizar o YouTube quando o carro estiver estacionado, algo interessante quando pensamos em modelos elétricos, que precisam de um tempo para serem carregados.

Essa solução é diferente do que a Volvo aplica em seus carros, por exemplo. Modelos como o XC40 possuem o próprio sistema do Google nativamente, o Android Automotive, que elimina o uso do Android Auto. A Mercedes ainda não explicou, mas o Android Auto, assim como o Apple CarPlay, ainda devem ser compatíveis.

A Mercedes promete o lançamento do MB.OS em "meados da década", ou seja, entre 2025 e 2026.