Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Mercedes-Benz Vision EQXX | Conheça o carro elétrico com autonomia de 1.000km

Por| Editado por Jones Oliveira | 03 de Janeiro de 2022 às 17h55

Link copiado!

Divulgação/Mercedes-Benz
Divulgação/Mercedes-Benz

A Mercedes-Benz finalmente revelou seu mais novo carro elétrico, o Vision EQXX. Segundo a gigante alemã, trata-se do veículo zero emissão com melhor eficiência energética do mercado, além de ser o Mercedes mais competente quando pensamos no mix de consumo, desempenho e tecnologia.

Em apresentação online realizada nesta segunda-feira (03) diretamente de sua sede em Stuttgart, na Alemanha, a Mercedes foi bem direta quanto ao que seu produto vai entregar aos usuários quando chegar ao mercado. Sem delongas, a montadora tratou de mostrar todo o aparato tecnológico do veículo e focou muito no tema que mais preocupa quando pensamos em carros elétricos: autonomia.

O Vision EQXX é um carro elétrico com condições de trafegar por 1000km com uma única carga, mas dentro da medição europeia, a WLTP, ou seja, com percursos que privilegiam a cidade e não a estrada. Entretanto, na apresentação, a montadora deixou claro que seu sedã zero emissão será o automóvel elétrico ideal para viagens.

Continua após a publicidade

O mais eficiente

Segundo a Mercedes-Benz, o Vision EQXX terá consumo aproximado de 10 kWh a cada 100km, superior ao já famoso EQS, sedã grande elétrico da marca que faz médias de 16 kWh. Além dessa economia, o automóvel conta com uma bateria compacta e que permitiu à engenharia trazer um carro de dimensões amigáveis, além de um peso inferior.

Continua após a publicidade

Para chegar a essa autonomia excelente, porém, a empresa não investiu apenas nas baterias. Cada detalhe do Vision EQXX foi pensado para melhorar sua eficiência, como o seu formato aerodinâmico, materiais utilizados na construção e também em adições tecnológicas relevantes, como um painel solar localizado no teto que pode acrescentar 44km de autonomia ao veículo e peças impressas em 3D.

"A bateria tem quase a mesma quantidade de energia do EQS, mas tem metade do tamanho e é 30% mais leve. O sistema de gerenciamento de bateria e a eletrônica de potência foram projetados com foco absoluto na redução de perdas. Ao atingir esse marco de eficiência, aprendemos muito que irá fluir para futuros programas de desenvolvimento", disse Adam Allsopp, diretor de tecnologia da Mercedes-Benz HPP, braço de performance da montadora.
Continua após a publicidade

Segundo a marca, a Fórmula 1 também foi utilizada como inspiração para trazer todos esses benefícios em um carro relativamente compacto. A Mercedes, porém, não revelou quais as medidas do Vision EQXX, mas, a julgar pelas imagens, trata-se de um sedã médio com porte semelhante ao Classe C, seu principal produto globalmente.

Tecnologicamente absurdo

O Vision EQXX não espanta somente por seu design futurista e por sua longa autonomia, o pacote tecnológico empregado no veículo promete ser um dos melhores já feitos na indústria automotiva. Segundo a Mercedes-Benz, o carro terá, entre outras coisas, uma nova configuração de inteligência artificial, além da gamificação para criação de sua interface de usuário.

Continua após a publicidade

O popular assistente pessoal "Hey, Mercedes" foi totalmente refeito e está mais inteligente, ajudando o motorista com funções desde as mais básicas como ligar o ar-condicionado e luzes até traçar rotas mais fáceis e que economizam energia.

Para ver todas as funções do Vision EQXX, a montadora não economizou e trouxe um painel de mini-LED 100% digital de 47,5 polegadas e resolução 8K. Nessa tela poderemos ver todas as informações do veículo e interagir com o Mercedes Jelinek, o avatar da inteligência artificial Hey, Mercedes que agora também conta com aprendizado de máquina para aperfeiçoamento.

Ainda no campo da tecnologia, o sistema de luzes internas com cromoterapia foi aperfeiçoado e está mais eficiente, gastando menos energia do automóvel.

Continua após a publicidade

Ecologicamente correto

Ainda no interior, o Vision EQXX está completamente alinhado com as exigências de um carro essencialmente verde. Seu acabamento luxuoso conta com materiais sintéticos e tecido feito de garrafas PET recicladas.

Preço e disponibilidade

A Mercedes-Benz ainda não revelou preço, versões nem data de lançamento do Vision EQXX, tampouco os mercados em que ele estará presente. Além disso, a montadora promete revelar dados de desempenho em breve.