Publicidade

Preview Hyundai Creta 2022 | Tecnologia é a alma do SUV

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Felipe Ribeiro/ Canaltech
Felipe Ribeiro/ Canaltech

A nova geração do Hyundai Creta foi apresentada nesta semana e já está dando o que falar na mídia e entre os clientes. Com um design completamente modificado, conjunto de equipamentos recheado e motores novos, o SUV compacto, que já era sucesso de vendas, tem todos os predicados para seguir como uma ótima opção no já saturado mercado brasileiro, hoje dominado por este tipo de veículo.

Todas as mudanças aplicadas ao Creta foram mais do que necessárias e corrigiram alguns problemas apesentados pelo carro em sua geração anterior, como o consumo de combustível e os itens de segurança. E mesmo que o design, agora, seja controverso, há um certo ar de exclusividade que fica escancarado na disposição do conjunto óptico e de alguns itens no interior da cabine.

O Canaltech foi até o Haras Tuiuti, no interior de São Paulo, para conferir de perto a grande novidade Hyundai no Brasil em 2022 e vai te contar as primeiras impressões no contato com o SUV.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Primeiras Impressões

O Hyundai Creta 2022 evoluiu e isso é inegável. Por mais que seu design possa gerar comentários maldosos e até desnecessários, seu conjunto mecânico e itens de tecnologia e conforto deram um salto absurdo quando comparamos com a geração anterior, isso sem falar na segurança, que é outro ponto forte desse automóvel. A dúvida, porém, ficou por conta de como ele se comportaria com o motor Kappa 1.0 Turbo de 120cv, o mesmo que equipa o HB20 topo de linha.

Nos testes com o Creta 2022 na pista do Haras Tuiuti, percebemos que a versão com propulsor 1.0 turbo houve um acerto da Hyundai quando pensamos em agilidade para o uso urbano, já que ele entrega os 17,5 kgf/m de torque em apenas 1500 rpm. Ou seja: quando você pensa em pisar no acelerador, toda a força do carro vem nos seus pés e já vai para as rodas. Isso torna a condução na cidade muito mais agradável e ágil.

Ainda avaliaremos o Creta na cidade para trazer mais detalhes sobre isso, mas a primeira impressão nesse quesito foi positiva. Diferente, por exemplo, quando exigimos em situações de velocidade mais alta e retomadas. A sensação é de que faltou fôlego ao SUV, principalmente pelo seu peso de 1.270 kgs e falta de potência, escancarando a intenção da Hyundai com o propulsor 1.0 turbo.

Já na variante topo de gama, a Ultimate, equipada com a nova versão do motor 2.0, que agora entrega 167cv (antes eram 166cv), a situação se inverte um pouco. A cavalaria a mais deu ao SUV mais prazer de dirigir em situações acima dos 80km/h. A grande questão, porém, deve ser o consumo, que só poderemos avaliar quando pegarmos o carro para usar no dia a dia.

Continua após a publicidade

Reformulação interna

A vida na cabine do Hyundai Creta 2022 foi seu maior salto de qualidade quando comparamos com a geração passada, sobretudo na versão topo de gama. Nela, podemos usufruir de itens como o piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência, câmera 360°, alerta de ponto cego com imagens, sistema de aviso de saída de faixa com correção ativa e, claro, a excelente central multimídia de 10,25 polegadas, equipada de série com o sistema Bluelink, que também testaremos mais adiante.

Os materiais e acabamento também melhoraram, com um ar mais requintado e maior esmero nos encaixes. Faltou, entretanto, o uso de soft touch no painel, principalmente tendo em vista o preço do carro.

Continua após a publicidade

Avaliação inicial

As primeiras impressões do novo Hyundai Creta 2022 foram as melhores possíveis e estamos ansiosos para utiliza-lo no dia a dia e atividades corriqueiras, propostas que atendem bem o público que busca esse tipo de carro. Os novos motores e o excelente pacote tecnológico estão no centro das atenções e devem, sem dúvida, ser os destaques desse carro.

O Canaltech viajou para Tuiuti, no interior de São Paulo, a convite da Hyundai do Brasil.