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GM aposta em troca de baterias para deixar novo Bolt mais barato

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

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Divulgação/Steve Fecht, General Motors
Divulgação/Steve Fecht, General Motors

A GM encontrou a “fórmula mágica” para fazer com que a nova geração do Chevrolet Bolt se torne mais barata e mais competitiva frente aos novos rivais que surgiram entre os carros de entrada do segmento.

Segundo apuração do Autoblog, Mary Barra, CEO da General Motors, confirmou, durante a divulgação dos resultados do 3º trimestre da montadora, que trocará as atuais baterias de íons de lítio por uma nova geração de células de fosfato de ferro-lítio (LFP).

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A executiva avisou que a bateria com células LFP fará sua estreia na plataforma Ultium em modelos desenvolvidos na América do Norte, mas não revelou quais serão os fornecedores para a GM — a chinesa CATL e a LG Energy, que já deu problemas à montadora, são as mais cotadas.

De acordo com Mary Barra, a “simples” troca das baterias de íons de lítio pelas de fosfato de ferro-lítio terá um impacto gigantesco nos custos de produção e, consequentemente, no valor final do Chevrolet Bolt. A executiva citou a economia de bilhões em “despesas de capital e engenharia”.

Produção no México

Outro ponto abordado por Mary Barra durante a reunião de resultados foi a possibilidade de mudar a produção do compacto elétrico da marca para o México. Essa alteração também faria com que a GM reduzisse os custos na fabricação, impactando diretamente o preço final do Bolt.

A ideia da GM é colocar o novo Bolt no mercado com preços abaixo dos US$ 25 mil praticados atualmente nos Estados Unidos, principalmente porque a Tesla também estaria trabalhando em um modelo de entrada na mesma faixa de preço.

Se o percentual de redução de custos das baterias (20%) for o mesmo aplicado no valor final do carro elétrico, podemos esperar o novo Bolt com preços partindo de US$ 20 mil para o mercado da América do Norte.

No Brasil, o Chevrolet Bolt é comercializado a R$ 260 mil.

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Fonte: Autoblog