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Review Renault Oroch Outsider | Há méritos em ser o alternativo

Por| Editado por Jones Oliveira | 04 de Dezembro de 2022 às 09h00

Review Renault Oroch Outsider | Há méritos em ser o alternativo
Review Renault Oroch Outsider | Há méritos em ser o alternativo
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Quando lançada em 2015, a Renault Duster Oroch chegava para inaugurar um segmento dentro do mercado automotivo, o de picapes intermediárias, feitas em monobloco, como os carros de passeio e SUVs. E mesmo sem ser a referência na categoria, desde 2016 dominada pela Fiat Toro, a caminhonete tem seus fãs e, em 2022, ganhou sua mais sensível evolução nesses sete anos.

A mudança mais proeminente foi dentro do capô, com a chegada do novíssimo motor 1.3 turbo, desenvolvido em parceria com a Mercedes-Benz e que lhe rende 170cv. Com esse propulsor, a agora chamada somente de Renault Oroch, tornou-se um produto mais atraente. Mas seria apenas por seu desempenho?

A Renault Oroch Outsider. Melhor rival para a Toro? (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)
A Renault Oroch Outsider. Melhor rival para a Toro? (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)

Bem, depois de uma semana com a picape, fica bem claro que ela está posicionada exatamente entre a Fiat Strada e a Fiat Toro, as duas picapes mais vendidas do Brasil. Agora, se seus atributos são suficientes para convencer os clientes desses modelos ou novos compradores, vocês é que vão decidir.

Prós

  • Desempenho
  • Design
  • Visibilidade e posição de dirigir
  • Espaço e praticidade da caçamba
  • Central multimídia

Contras

  • Espaço interno
  • Consumo
  • Poucos equipamentos tecnológicos
  • Ausência de versões diesel e 4x4
  • Acabamento

Conectividade e Segurança

A versão avaliada pelo Canaltech foi a topo de gama, Outsider, que conta com todos os opcionais inclusos e vem bem recheada se compararmos com as demais versões disponíveis na gama da Renault Oroch. Mas, mesmo sendo a mais equipada, deixou a desejar em alguns aspectos, principalmente nessa divisão que sempre abordamos aqui em nossas análises.

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Em termos de conectividade, podemos citar a boa central multimídia de 8 polegadas, que conta com resolução de bom nível, interface rápida e intuitiva, sistema de som competente e espelhamento com Android Auto e Apple CarPlay com e sem fio. Fez falta, nesse aspecto, um carregador de celular por indução.

A central multimídia é o refresco tecnológico da picape (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)
A central multimídia é o refresco tecnológico da picape (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)

Não espere por sistema de navegação nativo ou assistentes de recuperação veicular, em moda nas montadoras pelo Brasil. Por aqui, há o básico em termos de conectividade.

Já no campo da segurança, nada além do que se espera de um carro que custa mais de R$ 140 mil. Há apenas dois airbags frontais, controles de estabilidade e tração, sistema anticapotamento e o assistente de frenagem em casos extremos. Mesmo sendo feita com base no SUV Renault Duster, a picape não herdou equipamentos interessantes do irmão de empresa, como o alerta de ponto cego e a câmera 360º para manobras.

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Mesmo não sendo enorme, alguns assistentes de segurança ajudariam no uso da Oroch (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)
Mesmo não sendo enorme, alguns assistentes de segurança ajudariam no uso da Oroch (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)

Entendemos que a Renault não equipou mais a Oroch para justamente tentar manter esse preço intermediário, de modo a fisgar alguns clientes das versões de entrada da Fiat Toro. Mas, mesmo assim, a rival italiana é mais bem equipada, apesar de custar pouca coisa a mais.

Ao mesmo tempo, a Fiat equipa a Strada cada vez mais e vai exigir que a Renault trabalhe melhor na Oroch para garantir que a picape não fique tão mais defasada.

Experiência de Uso e Conforto

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A Renault Oroch Outsider é inspirada no Duster, ou seja, é um Dacia, e não propriamente um Renault legítimo. Sendo assim, o que se encontra aqui é um carro simples, robusto, mas que pode te surpreender dependendo da sua expectativa.

No caso específico dessa atualização, o que mais nos agradou foi o motor 1.3 turbo, que rende 170cv e 27,5 kgf/m de torque. Desenvolvido pela Mercedes-Benz, o propulsor deu nova vida à Oroch, que está mais ágil e divertida de guiar, principalmente na estrada, que é onde ela brilha, de fato, deixando muita gente para trás.

Com o motor de 170cv, a Oroch é uma das picapes mais ágeis do mercado (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)
Com o motor de 170cv, a Oroch é uma das picapes mais ágeis do mercado (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)

Por não ser tão grande quanto a Toro e menos pesada, a dirigibilidade agrada até mais do que a rival italiana se pensarmos no uso diário. É mais fácil de manejar na cidade e tem uma tocada mais parecida com a de um SUV compacto. Além disso, a visibilidade na cabine é excelente, passando mais segurança.

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O ponto negativo é a direção, que ainda é eletro-hidráulica, uma baita mancada e que escancara a relação de valorização de produto e posicionamento — além da idade do projeto. O consumo também ficou bem longe de agradar. Em nossos testes, marcamos médias, com etanol, de 6,5 km/l na cidade e 8,5 km/l na estrada. Os números oficiais marcam 7,4 km/l e 7,8 km/l, respectivamente.

É fácil identificar qual é a versão da Oroch (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)
É fácil identificar qual é a versão da Oroch (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)

Algo que também merece elogios é o acerto de suspensão, muito bem feito e pensado para as nossas ruas. Os pneus são de uso misto e a Oroch até aguenta uma trilha leve, mesmo sem contar com tração 4x4, outra bola fora por aqui. E por falar em suspensão, ela é independente nas quatro rodas, sendo multilink atrás. Já sabemos, por exemplo, que a vindoura Chevrolet Montana será com eixo de torção.

Não é para famílias

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Se sua ideia é ter a Renault Oroch pensando em levar sua família para cima e para baixo, pode ir tirando o cavalinho da chuva. Apesar de proporcionar a versatilidade da caçamba de 683 litros, o espaço interno é pouco convidativo, sendo bem parecido com o da Fiat Strada. A Oroch, aliás, tem a mesma geração e plataforma desde o seu lançamento, sendo assim, manteve as medidas que geram esse desconforto, como o comprimento, de 4,71m e a distância entre-eixos, de 2,82m.

Em termos de itens de conforto e comodidade, temos ar condicionado digital e automático, o câmbio automático CVT que simula oito marchas, capô dianteiro com braços pantográficos, piloto automático, limitador de velocidade, sensor de ré e câmera de ré.

Espaço interno da Oroch não é convidativo (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)
Espaço interno da Oroch não é convidativo (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)

O motor 1.3 turbo é o grande trunfo da Renault Oroch Outsider

— Felipe Ribeiro
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Design e Acabamento

Os retoques feitos pela Renault na Oroch foram bem-recebidos e a versão Outsider é sua versão mais bonita. Na dianteira, tudo igual ao Duster, com a musculatura característica do SUV, grade bem resolvida e os faróis de neblina proeminentes. Não há conjunto óptico Full LED, mas as luzes de condução diurnas estão lá.

Musculatura da Oroch sempre agradou e na versão Oroch está ainda mais evidente (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)
Musculatura da Oroch sempre agradou e na versão Oroch está ainda mais evidente (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)

Na traseira, poucas mudanças, mas elas não eram necessárias. Se o projeto da Oroch em si precisa ser atualizado, dá para dizer que o design envelheceu muito bem.

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Já o acabamento também melhorou, mas não agrada. Há muito plástico, como era de se esperar, mas o painel não foi bem pensado, com nichos sem sentido e encaixes esquisitos. Dava para ter caprichado mais.

Aparência até agrada, mas a qualidade dos materiais e disposição do painel não é dos melhores (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)
Aparência até agrada, mas a qualidade dos materiais e disposição do painel não é dos melhores (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)

Concorrentes

As picapes concorrentes da Renault Duster Oroch são as versões de topo da Fiat Strada e as de entrada da Fiat Toro, que custam entre R$ 120 mil e R$ 150 mil.

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Renault Oroch Outsider: vale a pena?

Se você procura uma picape que tenha bom desempenhos, seja confiável do ponto de vista mecânico e traga boa sensação ao dirigir, com estilo e acerto de suspensão valente, a Renault Oroch Outsider pode ser uma boa alternativa, principalmente levando em conta as citadas Fiat Strada e Toro, suas rivais diretas.

Pelo menos até que a Chevrolet Montana chegue, cabe a ela desafiar esse reinado. Para isso, ela ainda precisa de mais equipamentos e, com certeza, de uma nova geração. No geral, o produto agrada.

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A Renault Oroch Outsider está disponível em todo o Brasil a partir de R$ 145.700. Mas há versões que partem de R$ 113.600.

No Canaltech, a Renault Oroch Outsider foi avaliada graças a uma unidade gentilmente cedida pela Renault do Brasil.

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