Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Chrome 94 chega com Material You, múltiplas janelas e mais; veja o que muda

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 22 de Setembro de 2021 às 11h37

Reprodução/Google
Reprodução/Google
Google
Tudo sobre Google
Continua após a publicidade

Em seu ciclo mais curto de atualizações, o Chrome recebeu mais um pacote de novidades nesta terça-feira (21). Interface baseada na Material You na versão do Android 12, mudança para o agrupamento de guias e modo “Apenas HTTPS” opcional são algumas das novidades da vez; confira nos próximos parágafos tudo que saiu na atualização.

Nova interface com Material You

Finalmente, os detalhes da linguagem de design Material You desembarcam no Chrome para Android 12. Uma série de mudanças visuais compõe o conjunto, incluindo novas cores, cantos arredondados em mais elementos e tema dinâmico.

O tema dinâmico dá um novo tom para as telas do Chrome e acrescenta detalhes de cores a vários elementos (Imagem: Renato Santino/Canaltech)
O tema dinâmico dá um novo tom para as telas do Chrome e acrescenta detalhes de cores a vários elementos (Imagem: Renato Santino/Canaltech)

Não é certo que o novo visual do Chrome também chegará para versões mais antigas do Sistema do Robozinho, mas essa chance ainda existe. Na semana passada, o Gmail foi atualizado para o novo padrão visual também em edições anteriores do Android, então nada impediria que o navegador nativo fosse na mesma onda.

Ative essa função ao habilitar chrome://flags/#dynamic-color-android e chrome://flags/#theme-refactor-android no menu de recursos experimentais.

Continua após a publicidade

Modo “Apenas HTTPS”

O protocolo HTTPS (Hypertext Transfer Protocol Secure) é quase um padrão para toda a internet, sendo ele a alternativa mais interessante para proteger a privacidade de usuários. Há tempos o Google trabalha na ampliação do modelo, avisando ao utilizador que o site não é seguro e que não é recomendado compartilhar informações pessoais em páginas que adotam o HTTP simples.

Com o novo modo, o Chrome automaticamente verificará se o site acessado tem suporte ao protocolo mais seguro — e, se tiver, optará por ele. Se o HTTP for a única opção, o navegador interromperá a navegação do usuário antes mesmo de carregar a página.

Detecção de ociosidade

Continua após a publicidade

A parte polêmica da atualização está na detecção de ociosidade habilitada por padrão no Chrome. Trata-se de uma API (ou seja, ferramenta destinada a desenvolvedores) cujo objetivo é apontar quando um usuário troca de tela, está sem atividade do mouse e do teclado ou não tem nenhuma ferramenta de gravação ativada.

Quando foi apresentada, a ferramenta foi alvo de críticas por devs de navegadores vizinhos, como os do Firefox e do Safari. A detecção de ociosidade, feita para dar suporte a ferramentas de colaboração em moldes do Google Docs, também seria um meio para monitorar o usuário e reconhecer seus hábitos com bastante profundidade.

Mudanças em grupos de abas

Se você usa o Chrome no celular, deve ter notado que, de uns tempos para cá, novas guias abertas sempre são agrupadas àquela que você está acessando no momento. A mudança, apesar de não afetar significativamente a experiência de quem não abre dezenas de páginas simultaneamente, incomodou usuários pela insistência no uso do recurso de grupos.

Continua após a publicidade
Guias novas não são automaticamente agrupadas com a página original (Captura: Igor Almenara/Canaltech)
Guias novas não são automaticamente agrupadas com a página original (Captura: Igor Almenara/Canaltech)

O Chrome, agora, tenta mudar esse cenário e facilita a abertura de novas guias sem que esse ato crie um grupo e faça toda aquela confusão no gerenciamento de abas. Ao apertar e selecionar um link, o usuário terá duas opções diferentes: “abrir em uma nova guia” (que abre a página em paralelo, como esperado) e “abrir em uma nova guia no grupo”.

Ative esta função ao habilitar chrome://flags/#enable-start-surface (na opção “Enabled Single Surface V2 Finale”) e chrome://flags/#enable-tab-grid-layout (“Enabled without auto group”) no menu de recursos experimentais.

Múltiplas janelas do Chrome

Continua após a publicidade

Recurso previsto em uma versão de testes do navegador, as múltiplas janelas do Chrome finalmente alcançam o público geral. Basicamente, a função dá ao navegador para celular a capacidade de abrir duas instâncias simultaneamente, tal qual faz o desktop ao abrir uma nova janela do app.

Novas janelas são visualizadas em tela dividida (Captura: Igor Almenara/Canaltech)
Novas janelas são visualizadas em tela dividida (Captura: Igor Almenara/Canaltech)

A função ainda parece não funcionar muito bem, então ative-a ciente de que podem acontecer erros com mais frequência do que o normal. No menu de recursos experimentais, encontre a novidade em chrome://flags/#instance-switcher.

Guia anônima protegida por senha

Continua após a publicidade

Nesta versão do Chrome, chega também o recurso experimental referente ao uso de senha para proteger a atividade nas guias anônimas. Assim como acontece no iOS, usuários podem proteger suas abas discretas com a autenticação cadastrada no aparelho (no Android, somente disponível por biometria).

No iPhone, as guias anônimas podem ser protegidas pelo Face ID (Imagem: Reprodução/Bleeping Computer)
No iPhone, as guias anônimas podem ser protegidas pelo Face ID (Imagem: Reprodução/Bleeping Computer)

O recurso parece ainda não estar funcionando, mas vale ficar de olho nele, já que pode passar a funcionar devidamente depois de pequenos updates. No menu chrome://flags, a função pode ser encontrada em chrome://flags/#incognito-reauthentication-for-android.

Novas páginas em design Material no PC

Continua após a publicidade

Revigorando detalhes da interface, páginas de configurações do Chrome para PC também foram retrabalhadas. Detalhes sobre essa nova interface já foram noticiadas pelo Canaltechanteriormente e não mudam muito a experiência com o navegador.

Para que as mudanças comecem a aparecer, as páginas precisam ser ativadas emchrome://flags/#webui-branding-update.

Disponibilidade do Chrome 94

O novo Chrome 94 está sendo distribuído gradativamente, assim como toda atualização de aplicativo Google. Se ainda não apareceu no seu aparelho, vale aguardar pelo update direto na Play Store e na App Store. Para PC, a busca por compilações pode ser feita em “Sobre o Google Chrome”, na seção “Ajuda” ou baixar do site oficial google.com/chrome.