Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Samsung Odyssey OLED G8 estreia no Brasil com tela QD-OLED de 175 Hz

Por| Editado por Wallace Moté | 19 de Janeiro de 2023 às 09h24

Link copiado!

Samsung
Samsung

A Samsung anunciou de surpresa na noite desta quarta-feira (18) a chegada de seu primeiro monitor gamer OLED ao Brasil, o Odyssey OLED G8. Bastante premium, a novidade se destaca por utilizar o painel QD-OLED de 1ª geração da marca, prometendo oferecer as qualidades famosas do OLED com brilho e cores mais intensos, junto a um menor risco de burn-in. A empresa também aproveitou a oportunidade para revelar o Odyssey G30, opção mais acessível baseada em um display VA LCD com alta taxa de atualização.

Estrela dos lançamentos, o Odyssey OLED G8 foi apresentado em agosto do ano passado, tendo como destaque o painel QD-OLED de 34 polegadas com resolução Quad HD Ultrawide de 3440 x 1440 pixels, em proporção 21:9, e taxa de atualização de 175 Hz — esse é o mesmo painel utilizado pela Alienware no AW3423DW, também disponível no Brasil. A novidade combina o que painéis OLED têm de melhor com os pontos quânticos da Samsung para turbinar o brilho, enquanto reduz o risco de burn-in, havendo 3 anos de garantia contra a falha.

Continua após a publicidade

A novidade impressiona pelo tempo de resposta de 0,1 ms (GtG), suporta HDR com certificação DisplayHDR 400 True Black, HDR10+ e HDR10+ Gaming, tem ampla cobertura de cores com 99% da gama DCI-P3 e possui tecnologia de taxa de atualização variável (VRR) com AMD FreeSync Premium Pro, cujo diferencial é o suporte simultâneo ao VRR e HDR. O monitor chega ainda com uma curvatura de 1.800R e construção em metal extremamente fina, graças à tecnologia do painel, que não requer backlight.

Também está presente a iluminação RGB configurável da marca, com função que sincroniza os LEDs com jogos e filmes, e uma base robusta de metal com ajustes de inclinação, rotação e altura. Outro destaque, que segue uma tendência dos últimos lançamentos da Samsung, é a presença do Tizen, o sistema operacional das TVs da marca que dá acesso a apps como Netflix e YouTube, além de streaming de jogos como Xbox Cloud Streaming e Nvidia GeForce NOW através do Gaming Hub — tudo isso sem precisar de um PC.

O OLED G8 apresenta uma suíte de conectividade que chama atenção, combinando Wi-Fi 5 Dual Band a portas micro HDMI 2.1, micro DisplayPort e USB-C com Power Delivery e DisplayPort, permitindo que usuários que possuam um laptop com porta Thunderbolt ou USB-C com saída de vídeo possam usar a máquina com apenas um cabo. Complementa a experiência um sistema de som estéreo embutido e o recurso Auto Source Switch+, que troca automaticamente para um novo sinal de vídeo assim que ele é conectado ou ligado.

Continua após a publicidade

Odyssey G30 é opção LCD acessível

Além da solução premium, a Samsung também apresentou o Odyssey G30, nova opção mais acessível da família de monitores gamer da companhia. Com 24 polegadas, o periférico é bastante similar ao irmão mais encorpado Odyssey G32, mas apresenta alguns cortes para reduzir ainda mais o preço. A tela VA LCD possui resolução Full HD de 1920 x 1080 pixels, taxa de atualização de 144 Hz e promessa de tempo de resposta de 1 ms (MPRT) — provavelmente obtido através de overdrive, em virtude do tipo de painel utilizado.

Justamente por se tratar de um VA LCD, o contraste é intenso e deve atingir os 4.000:1 segundo a gigante, 4 vezes mais que a média de telas IPS. O brilho é modesto, devendo chegar aos 250 nits em média, assim como a cobertura de cores, que apresenta 72% da gama NTSC, algo próximo de 100% da mais tradicional sRGB. Além disso, VRR está disponível por aqui, com AMD FreeSync Premium.

Continua após a publicidade

A Samsung faz questão de destacar o design do Odyssey G30, que, apesar de simples, possui bordas finas em 3 lados da tela e uma base com ajustes completos de altura, inclinação e rotação. Em contrapartida, não há Tizen por aqui, exigindo que o usuário utilize uma fonte externa de vídeo. As conexões também são mais modestas, com HDMI 1.4, DisplayPort 1.2 e USB-A para atualização de firmware, mas ao menos a função Auto Source Switch+ está presente.

Preço e disponibilidade

Os novos Samsung Odyssey OLED G8 e Odyssey G30 já estão disponíveis para compra através da loja oficial da Samsung, e devem chegar às principais varejistas do Brasil nos próximos dias. Os preços sugeridos são os seguintes: