Thorin, a população neandertal que viveu isolada por 50 mil anos

Por  |

Ludovik Slimak

Um esqueleto de neandertal encontrado na França pode revolucionar a arqueologia, já que não é um resto mortal comum — o indivíduo em questão parece pertencer a uma linhagem antiga, de cerca de 100.000 anos atrás, mas vivendo no mesmo período que seus primos mais modernos.

Encontrados em 2015 no Vale do Rhône, em um vale de cavernas que os Homo sapiens primitivos também habitaram, os ossos foram estudados por muitos anos. A mesma caverna, segundo o estudo recente, também abrigou neandertais mais tarde na história, quando a espécie estava prestes a se extinguir, entre 45.000 e 40.000 anos atrás.

Thorin, o último neandertal

Apesar de parecer mais recente em idade, ao ter o genoma estudado o neandertal francês revelou ser mais parecido geneticamente aos espécimes Homo neanderthalensis de 100.000 anos atrás — isso quer dizer que sua população ficou isolada dos outros por pelo menos 50.000 anos.

O achado no DNA do neandertal levou os cientistas da Universidade de Toulouse, responsáveis pela pesquisa, a nomeá-lo como Thorin, personagem dos livros de J. R. R. Tolkien. Na obra O Hobbit, o autor descreve o anão Thorin como sendo o último dos reis anãos (sic*) sob a montanha, o último de sua linhagem. O neandertal também aparenta ser o último de sua linhagem específica.

Em entrevista ao site IFLScience, Ludovic Slimak, co-autor do estudo, comparou a diferença do indivíduo com a que existe entre um lobo e um cão moderno, embora as populações neandertais ainda estejam na mesma espécie. De certa forma, é como as diferenças de fenótipo dos humanos modernos — em aparência, anglo-saxões são diferentes de filipinos, por exemplo, embora sejam todos H. sapiens.

Como neandertais da linhagem mais moderna viveram em uma região próxima de Thorin, os pesquisadores resolveram estudar melhor a datação dos sedimentos da caverna, buscando algum erro.

Os ossos e dentes do neandertal também foram analisados, especialmente seus isótopos, que revelariam em que clima habitou — neandertais mais recentes viveram durante a fria última Era do Gelo, enquanto os mais antigos aproveitavam um clima mais quente. Isso confirmou que Thorin viveu no clima frio, mais recente, o que torna estranho seu isolamento dos primos modernos.

Para os H. sapiens, é difícil imaginar uma separação de 50.000 anos entre populações, especialmente vivendo a apenas 10 dias de caminhada uma da outra, como é o caso das linhagens neandertais estudadas. Isso, sugerem os cientistas, pode indicar que os neandertais tinham uma ideia biológica do mundo bem diferente da nossa.

*N.E.: Conforme as traduções mais recentes da obra de J.R.R. Tolkien, o plural de anão é grafado como “anãos”