Neandertais e Homo sapiens organizavam seus ambientes da mesma maneira

Por| Editado por Luciana Zaramela | 15 de Abril de 2024 às 12h42

Charles R. Knight/Domínio Público

Um novo estudo que compara o comportamento dos neandertais com o dos Homo sapiens revelou que nossos extintos primos eram tão caseiros quanto nós — ou, ao menos, se preocupavam tanto quanto os humanos modernos com a organização da casa.

Capitaneada por cientistas das Universidades de Montreal e de Gênova, a pesquisa focou no sítio arqueológico de Riparo Bombrini, que foi compartilhado pelas duas espécies humanas no noroeste da Itália. No local, há ferramentas de pedra, ossos de animais, ocre (um pigmento avermelhado natural) e conchas marinhas.

A distribuição espacial dos objetos ao longo das eras foi analisada, mostrando como era o comportamento das culturas humanas (Protoaurignaciana) e neandertal (Musteriana), gerando padrões passíveis de serem calculados por computador.

Humanos, neandertais e suas semelhanças

O aspecto principal do estudo foi a revelação de como a cultura dos humanos modernos (H. sapiens) se assemelha com a neandertal (H. neanderthalensis), mostrando que há uma certa base cognitiva compartilhada entre as espécies — em Riparo Bombrini, não há evidência de convivência entre elas no mesmo período.

Por milhares de anos, as duas culturas seguiram construindo fornos para cozimento no mesmo lugar, repetindo também a posição do poço para sobras, com uma organização persistente do espaço. As áreas de convivência eram divididas por ambos entre zonas de alta atividade e zonas de baixa atividade.

Todos os três níveis do sítio arqueológico tiveram a organização baseada no uso da terra e estratégias de mobilidade das espécies. Isso quer dizer que sua habitação variava de acordo com o tempo gasto por cada uma no local, o intervalo de reocupação, o número de habitantes e as atividades ali realizadas. Para tudo isso, seria necessária organização e planejamento, segundo os cientistas.

Houve, no entanto, uma série de diferenças entre humanos e neandertais. Nossos extintos parentes evolutivos ocuparam o local com menor intensidade, usaram menos artefatos de acordo com os depósitos locais e tinham agrupamentos menores.

O uso do sítio por eles também era mais esporádico, ocorrendo em um contexto de resposta a mudanças climáticas com alta mobilidade. Já os H. sapiens alternavam entre construir acampamentos de curta duração e longa duração, baseado nos ajustes necessários ao seu novo território.

Segundo os cientistas, a pesquisa é importante para notar as lógicas de organização de cada espécie com uma comparação direta, feita em um mesmo local compartilhado — isso, segundo eles, diminui os vieses de análise. Além disso, a pesquisa oferece mais uma prova de que os neandertais eram mais “humanos” do que geralmente se pensa.

Fonte: Journal of Archaeological Method and Theory