Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Windows 11 recebe widgets de terceiros e pacotão de melhorias

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 15 de Março de 2023 às 09h49

Link copiado!

Alveni Lisboa/Canaltech
Alveni Lisboa/Canaltech

O Windows 11 começou a receber o Patch Tuesday nesta terça-feira (14), cujo destaque é a atualização "Moment 2". Usuários da versão 22H2 devem receber um conjunto de recursos interessantes, como o suporte aos widgets de terceiros, além da tradicional correção de erros.

A Moment 2 já tinha chegado para inscritos no programa Windows Insiders como uma atualização opcional. Agora, contudo, as melhorias passam a ser obrigatórias para quem usa o Windows 11 mais atualizado.

Continua após a publicidade

Widgets de terceiros

O suporte a widgets de terceiros foi adicionado ao Windows 11 nesta atualização. Programas e serviços podem oferecer utilitários para acesso rápido a recursos, acessíveis diretamente no quadro Widgets, acessível pelo botão no canto inferior esquerdo. Spotify e o Vincular ao Celular pode ser fixados no local, assim como o Facebook Messenger.

Outra mudança relevante está no Gerenciador de Tarefas do sistema. Ele agora conta com uma barra de pesquisa para facilitar a busca pelo processo desejado: basta digitar o nome desejado, em vez de olhar um por um.

Apps novos e reformulações

Continua após a publicidade

As melhorias do Bloco de Notas também desembarcam nesta versão — o editor de texto simples agora tem suporte a guias, correção de bugs e mais estabilidade. A estrutura de abas é inspirada nos navegadores de internet e possibilita a alternância entre dois ou mais arquivos em edição.

A Ferramenta de Captura foi outra que passou por um bem-vindo banho de loja em termos de recursos e, agora, além de tirar prints da tela, ela também consegue gravar vídeos. Não há suporte a recursos avançados, como áudio ou edição, mas é uma baita ajuda para quem precisa registrar rapidamente imagens do monitor.

Atalhos e melhorias para tela de toque

Continua após a publicidade

A compilação KB5023706 traz melhorias para a Barra de Tarefas de quem usa dispositivos de toque na tela. Esse recurso oculta ícones de aplicativos para liberar mais espaço para a interface do usuário.

Outra novidade é capacidade de acessar os efeitos do Windows Studio Effects a partir das configurações rápidas da Barra de Tarefas. A mudança permite aplicar efeitos de vídeo à câmera e de áudio ao microfone, possibilitando o desfoque de fundo ou o cancelamento do ruído de fundo com apenas um clique.

Pessoas com deficiência poderão tirar proveito dos comandos de voz e da experiência em Braille. O aplicativo Narrador agora tem suporte a mais drivers de dispositivos externos, o que deve expandir a compatibilidade de produtos acessíveis com o Windows 11.

Continua após a publicidade

Vale lembrar que o update também traz melhorias menores, como a correção de uma falha durante a cópia de arquivos grandes e de um bug que impedia o acesso por PIN ou impressão digital. Há pelo menos uma dezena de ajustes de estabilidade para garantir a otimização do sistema.

Quem ainda está na versão original do Windows, infelizmente não deve ser contemplado com a maioria das novidades de hoje. A dica então é atualizar assim que possível para o Windows 11 22H2, lançado no segundo semestre do ano passado. É possível que a companhia já esteja desenvolvendo a versão 23H2, conforme indicou um vazamento, então já passou da hora de migrar.