Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Facebook Messenger ganha widget para Windows 11

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 25 de Janeiro de 2023 às 17h25

Link copiado!

Reprodução/Microsoft (modificado)
Reprodução/Microsoft (modificado)
Tudo sobre Facebook

Testadores do Windows 11 podem experimentar o primeiro widget que não foi feito pela Microsoft: o complemento do Facebook Messenger. A ferramenta foi incluída na build 25284 do sistema operacional, atualmente disponível somente para membros do programa Windows Insider inscritos no Canal Dev.

O complemento é um grande aliado para quem utiliza o Messenger para se comunicar. Ela apresenta prévia das últimas mensagens recebidas, inclusive papos ainda não lidos, fornecendo atalhos rápidos para os chats — tudo sem precisar abrir o aplicativo.

Continua após a publicidade

Apesar de não ser uma novidade enorme, a estreia do primeiro widget desenvolvido por outra empresa além da Microsoft é um grande momento. O suporte para complementos de terceiros começou a tomar forma em outubro do ano passado, quando a Microsoft possibilitou a criação de ferramentas para outros desenvolvedores.

Primeiro widget, mas não o único

O widget do Facebook Messenger certamente não será o único do Windows 11. Agora que o suporte para complementos está liberado, cabe aos desenvolvedores prepararem ferramentas próprias para incrementar a experiência dos usuários do SO da Microsoft.

Considerando que a Meta está de olho na função, não seria tão arriscado dizer que a empresa também prepara um complemento para WhatsApp, Facebook e Instagram. Cada um desses aplicativos funcionaria muito bem com um complemento constantemente disponível a partir da bandeja de widgets, com informações rápidas e acessíveis a partir de um clique.

Continua após a publicidade

Por enquanto, porém, não há informações sobre outros widgets de terceiros em desenvolvimento, tampouco quando o Messenger finalmente desembarcará para o público geral. O Canal Dev é o primeiro estágio de testes da Microsoft, então a função ainda passará por máquinas inscritas no Canal Beta e na Prévia de Lançamento antes de ser lançada na versão estável.