Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Gerenciador de Tarefas do Windows 11 terá ferramenta de busca própria

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 04 de Novembro de 2022 às 11h34

Link copiado!

Reprodução/Microsoft
Reprodução/Microsoft
Tudo sobre Microsoft

O Gerenciador de Tarefas do Windows 11 vai finalmente ter uma barra de pesquisa própria. Nunca antes implementada no programa nativo, a ferramenta ajudará a encontrar processos, serviços e outras informações na (quase infinita) lista de dados.

A funcionalidade foi flagrada numa versão prévia do sistema operacional, porém, ainda não totalmente funcional. Segundo o site Windows Latest, o recurso só apresenta resultados de busca se o usuário preencher o campo com o exato nome ou código do processo.

Continua após a publicidade

Até então, para encontrar um processo ou serviço no Gerenciador de Tarefas de forma rápida, o usuário pode apertar a letra inicial do item — seleção rápida que existe em praticamente todas as seções do Windows. Contudo, esse método não é tão útil em listas grandes, tornando a navegação complicada, especialmente se não se sabe qual a inicial do elemento.

Barra de pesquisa no Gerenciador de Tarefas

Com a ferramenta de busca, esse processo seria mais simples: bastaria inserir o nome do processo (ou parte dele) no campo para encontrar resultados compatíveis com o termo. Assim, o usuário não precisa vasculhar a extensa lista de processos para terminar um programa específico, tampouco conhecer as iniciais de cada item.

Continua após a publicidade

Não faz muito tempo que o Gerenciador de Tarefas recebeu um grande retrabalho visual no Windows 11. A atualização 22H2 liberada no fim de setembro deu ao programa nativo uma nova interface — essa mais coerente com o design do novo sistema —, mas sem impactar na usabilidade ou na familiaridade do programa.

A partir do novo Gerenciador de Tarefas, usuários ainda conseguem conferir processos e serviços, encerrar programas manualmente, conferir gráficos de performance do processador e da placa de vídeo, determinar apps que devem ser iniciados junto com o sistema e visualizar outros detalhes.

Em desenvolvimento

A barra de pesquisa do Gerenciador de Tarefas não tem data para chegar, mas não deve demorar para que testadores possam enfim experimentá-la. É possível que a atualização da semana que vem já introduza a ferramenta no ciclo de testes.

Continua após a publicidade

Contudo, para o público geral, não há nenhuma previsão. Ao menos, a Microsoft não deve esperar pela próxima grande atualização para liberá-lo para todo mundo, já que o novo fluxo de updates baseado em “Moments” permitirá introduzir novidades de forma mais recorrente.

Fonte: Windows Latest