Publicidade

Windows 11 recebe atualização gigante; saiba o que muda

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 20 de Setembro de 2022 às 18h10

Link copiado!

Sunrise King/Unsplash
Sunrise King/Unsplash
Tudo sobre Microsoft

A Microsoft marcou a chegada do Windows 11 2022 em mais de 190 países simultâneos. A atualização conta com várias promessas feitas desde o ano passado, como as melhorias do Menu Iniciar, as guias no Explorador de Arquivos, novos recursos de acessibilidade, controle por voz do computador e um novo sistema de gerenciamento seguro de aplicativos.

A maior mudança está obviamente na interface do usuário, especialmente ali no Menu Iniciar. A ferramenta de pesquisa está mais rápida e apresenta resultados otimizados para quem precisa localizar um programa, um arquivo ou uma configuração específica. O mecanismo usa a busca em tempo real para tentar acertar o que você pode estar procurando antes de terminar a digitação.

Continua após a publicidade

Também nesse local, agora as pessoas podem criar pastas de aplicativos, em um estilo que lembra os celulares. É só arrastar um atalho para cima do outro e o Windows criará uma área exclusiva para abrigar os ícones. A área pode ser fixada em um ponto específico ou movida, além de uma nova opção permitir ocultar o feed de recomendações da parte inferior.

Windows Explorer otimizado

Outra clara renovação são as guias ou abas no Explorador de Arquivos. Ela permitirá que você reduza a quantidade de instâncias abertas ao navegar por pastas diferentes em uma única janela. O recurso funciona de maneira idêntica aos navegadores de internet, logo a maioria das pessoas já está familiarizada com o modelo.

Continua após a publicidade

Falando no Explorador de Arquivos, agora você poderá fixar mídias, documentos e outros tipos de arquivos para acesso rápido. Antes, só era possível colocar atalhos de pastas ali, o que nem sempre é útil quando você precisa localizar algo em uma pasta recheada de arquivos.

O menu de Widgets também chega renovado para oferecer novos eventos locais. Você verá notícias, datas comemorativas e outros conteúdos aprimorados conforme seus hábitos.

O aplicativo Fotos também passou por um banho de loja para oferecer uma experiência renovada no gerenciamento de imagens. O usuário poderá fazer backup de suas fotos mais facilmente, graças à integração com o OneDrive.

Mais praticidade para estudo e trabalho

Continua após a publicidade

A partir da atualização, o Windows 11 permitirá que as pessoas copiem números de telefone, compromissos e obtenha recomendações do sistema de modo integrado ao Teams ou ao Skype. Será possível também adicionar um evento diretamente no aplicativo Calendário, em vez de precisar usar o Outlook ou outro software para isso.

O Modo Foco, que já era interessante para diferenciar os momentos de trabalho e de lazer, agora passará a ser aprimorado. Ele deve ativar o "Não perturbe" automaticamente para silenciar notificações, desativar os números da barra de tarefas (que indicam novas mensagens no WhatsApp, por exemplo) e interromper os alertas piscantes de aplicativos.

Tudo isso será integrado ao aplicativo de relógio para programar não somente horários predefinidos, como também cronômetros. Será possível marcar um tempo para fazer pausas, ler e-mails pessoais ou responder a coisas particulares.

Continua após a publicidade

O editor de vídeo Clipchamp, lançado pela Microsoft em março deste ano, agora está no Windows 11 por padrão. O programa chega como um substituto mais versátil para o falecido Windows Movie Maker.

Windows para gamers

Os jogadores têm bastante o que comemorar na atualização do Windows 11 2022. O update marca a expansão da Amazon Appstore para mercados internacionais, o que inclui o Brasil, com mais de 20 mil aplicativos e jogos do Android para dispositivos rodando o Windows que atendam aos requisitos mínimos de hardware.

Continua após a publicidade

Será introduzido também um novo aplicativo de calibração do HDR para monitores compatíveis e uma página inicial de jogos no navegador Edge. Essa guia deve destacar os próximos lançamentos de jogos para PC, consoles e mobile.

A Microsoft promete trazer melhorias gráficas para games executados no Win 11. Isso inclui a redução da latência na exibição aprimorada, aplicação de HDR automático (copiado do Xbox Series X e Series S) e taxa de atualização variável para jogos rodando o DirectX10 e DirectX11 no modo janela. O sistema operacional receberá uma versão melhorada da Xbox Game Bar, acessada ao pressionar o botão Xbox em um controle compatível.

Acessibilidade renovada para pessoas com deficiência

No campo da acessibilidade, o sistema operacional traz uma voz mais natural para quem usa o Narrador. Esse recurso faz a conversão de texto em fala com inteligência artificial e ajuda pessoas com deficiência visual a usar o computador. Agora, as vozes devem se assimilar mais a de pessoas reais, sem aquele tom robótico característico.

Continua após a publicidade

O recurso de legendas ao vivo também será aplicado a todo o sistema. Essa mudança transcreverá tudo a partir da captura do áudio do microfone, exibindo na parte superior da tela uma janela flutuante com os escritos.

O acesso por voz concede controle total do PC por meio de voz, permitindo copiar e colar, mover o cursor e interagir com aplicativos sem precisar usar teclado e mouse. Tudo isso foi otimizado para facilitar a gestão do Windows 11 por qualquer pessoa.

Quando chega o Windows 11 2022?

Continua após a publicidade

Esta é a maior pacote de novidades já lançado pela gigante do software desde a chegada oficial do Windows 11, no ano passado. Quem não receber a notificação para atualizar poderá fazê-lo por intermédio do Windows Update, selecionando a opção "Verificar atualizações".