Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Windows 11 deve copiar recurso do iOS para oferecer mais produtividade

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 05 de Agosto de 2021 às 18h19

Link copiado!

Captura de tela/Canaltech
Captura de tela/Canaltech
Tudo sobre Microsoft

Um dos trunfos do futuro iOS 15 é o chamado “Modo Foco”, no qual o usuário pode configurar perfis com tipos de interrupções e outros ajustes para determinado período. A Microsoft parece ter gostado da ideia e trará uma versão similar, totalmente integrada ao novo Windows 11.

Por meio do seu perfil no Twitter, o chefe de produtos da Microsoft, Panos Panay, mostrou um pequeno teaser de como o Focus Sessions deve funcionar no sistema operacional da companhia. O vídeo de 16 segundos dá um gostinho do que a empresa está preparando:

Continua após a publicidade

Dá para perceber de cara a integração do Modo Foco com o To Do, o software da companhia voltado para organizar afazeres do usuário. Você poderá marcar o que está executando naquele momento, configurar uma playlist no Spotify e definir quanto tempo deseja gastar na tarefa. O recurso permite configurar pausas para lanche, almoço ou descansos e ainda vem com um cronômetro para marcar a hora dispendida.

Ainda não está claro se esta adição contará com opções para personalizar a experiência, como notificações de apps ou bloqueio de acesso a sites restritos. Também não foi revelado se haverá interação direta com o Teams ou outros programas padrões do Windows.

Sessões focadas

Essa novidade é uma evolução do antigo Não Perturbe (Assistente de foco), já existente desde 2018 no Windows 10, porém de forma mais personalizada. Enquanto no modelo antigo você só consegue bloquear as notificações, o Modo Foco deve apresentar graus configuráveis de ajustes. Assim, você consegue desenvolver as atividades ao longo do dia sem distrações.

Continua após a publicidade

Por exemplo: suponha que você só use o Microsoft Teams no horário de trabalho. Com o Modo Foco, dá para configurar para só receber notificações das 9h às 19h e assim manter seus momentos de descanso mais tranquilos. Também dá para desativar as notificações ao jogar ou quando a tela estiver duplicada.

No iOS 15, essa modalidade vai além e também oferece a possibilidade de personalizar o seu estilo favorito. Na hora de ir para a academia, o sistema pode ser programado para colocar uma lista de reprodução animada, desativar as mensagens do WhatsApp e impedir a abertura de redes sociais.

Para o Windows 11, não foi falado se o Modo Foco será tão completo assim. Tendo em vista o forte processo de desenvolvimento do sistema da Microsoft, não seria surpresa se a versão final chegar bem parecida com a oferecida no sistema móvel da Apple.

Continua após a publicidade

Por enquanto, só resta ao usuário aguardar o lançamento da nova versão de testes do Windows e torcer para que ela já venha com o Focus Sessions de fábrica.

Fonte: Microsoft