Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Windows 12 | Microsoft vai lançar um sucessor para o Windows 11?

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 21 de Agosto de 2022 às 11h00

Link copiado!

Reprodução/Sapo.pt
Reprodução/Sapo.pt

A Microsoft lançou o Windows 11 em 2021, mas já há quem pense na chegada de um possível Windows 12. Estaria a gigante do software desenvolvendo um futuro sucessor para seu atual sistema operacional?

O Canaltech foi atrás de algumas pistas para descobrir um sucessor para o W11 estaria a caminho. Mas antes de responder à dúvida é preciso voltar um pouco no tempo para entender como a Microsoft costuma agir em cada sistema.

Continua após a publicidade

A primeira coisa a se pensar é sobre o ciclo de atualizações dos sistemas operacionais ao longo da história. Antes da versão 11, a Microsoft costumava trabalhar em novas versões para o lançamento a cada três anos. Foi assim com o Windows 3.11, Windows 95, 98 e XP (lançado em 2001), mas o Vista quebrou esse paradigma ao chegar somente seis anos depois.

Após o fiasco do Vista, a empresa correu para lançar o Windows 7 e retornar o sistema para o patamar no qual todos estavam familiarizados. Com o trem de volta ao trilho, foi possível ousar um pouco mais com uma aventura chamada Windows 8, que também passou longe de repetir o sucesso anterior.

Windows 10 deveria ser o último

O Windows 10 foi lançado pela Microsoft em 2015 para ser a versão definitiva do sistema. Na época, os executivos da empresa disseram se tratar da última grande atualização do Windows, que nunca mais seria lançado em pacotes, mas sim com patches mensais e atualizações pontuais. Novas funções seriam gradualmente adicionadas após passar por fases de testes com cadastrados no programa Windows Insiders.

Continua após a publicidade

A decisão chocou muita gente, mas também animou a maioria, porque terminava ali a história de erros da Microsoft. O Windows 10 trouxe rapidez, modernidade e uma boa estabilidade para os computadores, inclusive os mais modestos, então fazia sentido não "mexer em time que está ganhando".

Com o anúncio, o Windows deixaria de ser um produto para virar um serviço. Você precisaria apenas adquirir a licença e poderia usar o seu sistema para sempre, sem precisar comprar novas cópias porque nenhuma versão seria lançada.

Windows Sun Valley virou Windows 11

Continua após a publicidade

No final de 2020, no entanto, sites começaram a noticiar que a Microsoft planejava uma grande atualização para o Windows 10, com o codinome "Sun Valley". As pessoas acharam se tratar apenas de um pacote semestral de novidades, sem imaginar a chegada de um sistema inédito.

A fala do CEO Satya Nadella durante a conferência anual de desenvolvedores Microsoft Build em 2021 mudou um pouco as coisas. O chefão da empresa disse que viria "uma das mais significativas atualizações do Windows na última década". Isto acendeu o sinal amarelo, porque seria impossível inovar tanto em um software tão consolidado quanto o Windows 10.

Em 10 de junho daquele ano, as suspeitas se confirmaram e a Microsoft revelou que o Sun Valley seria um sistema separado do Windows 10, construído praticamente do zero para coexistir com seu antecessor. Mas isso mudou apenas quatro dias depois, quando foi marcado o fim do suporte ao Windows 10, marcado para 14 de outubro de 2025.

Continua após a publicidade

No dia 24 de junho, um evento exclusivo foi organizado para falar sobre o "novo Windows". Àquela altura, a mídia especializada e os usuários já estavam ansiosos para conhecer o sistema renovado, cujo nome ainda não havia sido revelado. Uma versão beta foi vazada antes da hora e muita gente conheceu a interface de usuário diferente, os apps novos e as melhorias introduzidas pelo Sun Valley.

Rumores sobre o Windows 12

Após o lançamento do Windows 11, a empresa de Nadella nunca mais voltou a falar em versão definitiva, como fez com o Windows 10. Esse é o primeiro indício que permite especular sobre o lançamento de um futuro Windows 12.

Continua após a publicidade

O segundo indício veio de um site alemão de tecnologia chamado Deskmodder.de, em fevereiro de 2022. Após obter acesso a um cronograma interno da gigante do software, a reportagem afirmava que o início do desenvolvimento do Windows 12 estava marcado para o dia 12 de março de 2022.

Alguns sites gringos, como o renomado Windows Central, apostam no retorno ao ciclo de vida de três anos. Se isso for verdade, o Windows 12 poderia chegar já em 2024. O "Next Valley", como foi apelidado, estaria na fase inicial de projeção pelos engenheiros antes de se partir para a criação efetiva. A hipótese é pouco provável, tendo em vista o longo caminho que o Windows 11 ainda precisa percorrer, mas não pode ser descartada.

Outra aposta seria o direcionamento do Windows 12 para dispositivos dobráveis. Notebooks, tablets e smartphones com tela dobrável voltaram com tudo e a Microsoft estaria interessada em abranger esse público, perdido desde o falecido Windows Phone. Neste caso, conforme os rumores, o Windows 12 seria apenas uma versão aprimorada da atual, sem efetivamente substituir o que já existe.

Questionada pelo Canaltech, a Microsoft Brasil disse que não comenta rumores nem especulações. Ou seja, não existe ainda nenhuma informação oficial que confirme ou negue a criação do novo sistema.

Continua após a publicidade

O Windows 12 vem aí?

O Windows 11 tem crescido, como aponta levantamento da própria Microsoft, mas ainda está bem atrás do seu antecessor. Os requisitos de migração são apontados como um dos vilões do sistema, já que somente máquinas mais recentes, fabricadas a partir de 2017, possuem suporte ao TPM 2.0.

Além disso, com quase um ano de mercado, o Windows 11 ainda apresenta sucessivos bugs que afetam a experiência do usuário. A maioria deles não chega a ser grave a ponto de impedir o uso, mas os travamentos e constantes falhas desmotivam as pessoas a trocar o certo pelo duvidoso.

Sem uma migração em massa e com tantos percalços, é possível que a Microsoft já planeje uma versão 12 mais leve, com melhor estabilidade e menos restritiva. Mesmo assim, é improvável que alguém ouça falar oficialmente do Windows 12 pelos próximos três anos, afinal o processo de criação costuma ser bastante longo.

Continua após a publicidade

O Windows 12 pode se tornar realidade algum dia, mas até lá a Microsoft ainda precisa convencer as pessoas sobre o potencial do Windows 11. Não é impossível, porém exigirá muita dedicação dos desenvolvedores, aproximação da comunidade e foco na correção dos problemas já conhecidos.

Fonte: Windows Central