Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Clipchamp é novo editor de vídeos gratuitos da Microsoft para o Windows 11

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 10 de Março de 2022 às 10h42

Link copiado!

Divulgação/Microsoft
Divulgação/Microsoft
Tudo sobre Microsoft

O aplicativo de edição de vídeos Clipchamp foi oficialmente lançado pela Microsoft para o Windows 11. O programa chega com novos recursos e modelos pré-elaborados seis meses após a aquisição da empresa criadora do app, em setembro do ano passado.

O desembarque do Clipchamp vai permitir que o usuário faça edições como se estivesse em aplicativos profissionais, como o Premiere Pro e o Vegas Pro. O programa conta com uma biblioteca de modelos, filtros e transições, além da famosa linha do tempo para recortar, emendar e transformar rapidamente qualquer vídeo.

Continua após a publicidade

Segundo a Microsoft, é o sistema com essa timeline que diferencia o app de outros editores gratuitos, porque essa é uma funcionalidade típica dos programas pagos. "Mantivemos todas as melhores partes da edição da linha do tempo — a flexibilidade, a capacidade de ajustar os detalhes — e acabamos com o resto. O resultado é uma experiência de edição de vídeo agradavelmente simples que qualquer um pode desfrutar", explicou a Microsoft na publicação oficial.

Simples, mas com recursos úteis

Assim como os concorrentes, o app da Microsoft permite compartilhar o vídeo editado diretamente nas redes sociais ou em serviços de streaming. Outro recurso é o gerador de conversão de textos em fala, alimentado pela tecnologia do Azure, capaz de criar locuções para suas produções audiovisuais em mais de 70 idiomas.

Continua após a publicidade

O programa tem integração com o OneDrive, funcionalidade excelente para garantir o armazenamento direto na nuvem, sem precisar ocupar espaço do seu HD. Isso é bem importante porque arquivos de vídeo costumam ser bastante pesados.

É claro que o programa gratuito carece de todas as ferramentas que as soluções mais completas possuem, mas dá conta das edições mais básicas. Dá até para fazer uma captura de conteúdo em tempo real via webcam ou gravador de tela integrado, ótimo para tutoriais no PC ou registrar aquela sessão no seu game favorito.

Versão free ou paga

Para quem precisa de mais funcionalidades, os desenvolvedores oferecem três planos:

Continua após a publicidade
  • Criador: suporte à vídeos em 720p, armazenamento na nuvem ilimitado e estoque de áudio ilimitado;
  • Negócio: suporte à vídeos em 1080p, armazenamento na nuvem ilimitado e estoque de áudio ilimitado e kit de marca;
  • Platina empresarial: suporte à vídeos em 1080p, kit de marca e acesso ilimitado a armazenamento na nuvem, áudios, vídeos e banco de imagens.

Os custos variam desde US$ 9 até US$ 39 por mês, valores um tanto salgados para os brasileiros. Há planos anuais que oferecem desconto de até 30% no valor da assinatura, porém a quantia é debitada toda de uma só vez do cartão de crédito ou conta PayPal.

O Clipchamp pode ser baixado na loja de apps do Windows 11 (Microsoft Store) sem qualquer custo — outra opção é fazer o download direto do site oficial da ferramenta (clipchamp.com/windows-video-editor). Curiosamente, ele tem apenas 3,6 estrelas provavelmente devido ao período de testes, no qual apresentava bugs e não tinha todos os recursos liberados. Resta saber se o público dará uma nova chance ao editor agora que está pronto para ser usado e abusado.