Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Windows 11 pode receber apps de Android de qualquer desenvolvedor

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 23 de Maio de 2023 às 17h36

Link copiado!

Reprodução/Microsoft
Reprodução/Microsoft

A Microsoft vai permitir que qualquer desenvolvedor envie seus aplicativos Android para o Windows 11. Até então, somente empresas e profissionais autorizados poderiam subir softwares para a Amazon Appstore.

Com o fim da restrição, é provável que a quantidade de apps do Android cresça bastante. A Amazon Appstore ainda segue como a porta de entrada, o que garante mais segurança para o usuário que decide instalar um APK no seu PC.

O Android roda no Windows 11 graças ao Windows Subsystem for Android (WSA), componente de software que faz a emulação. As constantes atualizações da Microsoft, como a execução em modo miniatura, deixaram o recurso redondo para execução praticamente perfeita no desktop — com a vantagem da tela grande e uso de teclado e mouse.

Continua após a publicidade

Apps de Android no Windows

Para facilitar a entrada dos interessados, a Gigante de Redmond disponibilizou uma série de guias para desenvolvedores e tutoriais em vídeo. Como há uma diferença de layout entre um app nativo do Android e o que roda no Windows, é preciso fazer o redimensionamento da tela, mapeamento de teclas e outros ajustes.

O WSA roda o Android 13 estável, o que significa que praticamente qualquer app ou jogo poderia ser portado para o Windows 11. Caberá aos desenvolvedores decidirem se vale a pena gastar tempo e recursos para fazer isso ou se o seu foco será o mercado mobile de fato.

Além do usuário, quem deve ganhar com isso é a própria Amazon, afinal sua loja virtual pode "explodir" em número de acessos e downloads a partir de agora. A vitrine digital atualmente dá acesso a cerca de 50 mil aplicativos e está disponível em 31 países.

O anúncio da liberação é parte das ações da empresa durante a Microsoft Build 2023. A companhia vai levar inteligência artificial para a Microsoft Store, adicionar uma IA para o Windows e trazer melhorias de produtividade para o navegador Edge.