Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Windows 11 já figura em 1% dos PCs com Windows, revela pesquisa

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 27 de Julho de 2021 às 16h28

Link copiado!

Reprodução/Microsoft
Reprodução/Microsoft
Tudo sobre Microsoft

Ele pode estar lotado de restrições e ainda nem ter sido lançado para o grande público, mas o Windows 11 já está em quase 1% de todos os computadores do mundo que rodam o sistema da Microsoft. Dados obtidos através de 5 mil apps equipados com kit de desenvolvimento de software (SDK) da AdDuplex mostram que a fatia de usuários com o novo SO já supera o total de experimentadores de prévias do Win 10.

Os números foram registrados na segunda-feira (26). A fatia do Windows 11 representa 0,9% de 60 mil computadores que participaram da pesquisa, enquanto o número de usuários que testam o Win 10 21H2 (próxima grande atualização) toma apenas 0,2% do todo.

Continua após a publicidade

A maior parte dos usuários, como mostra a AdDuplex, utiliza o Windows 10 na versão 20H2, lançada no segundo semestre de 2020. O segundo colocado neste pódio é o pacote 21H1 da mesma versão, liberado no começo deste ano.

Sem dúvidas, é interessante acompanhar como o Windows 11 pavimenta o terreno para a sua estreia com certa folga. Ao menos agora, que a Microsoft faz vista grossa nas exigências do SO, a adesão das prévias mostra que a comunidade está interessada no que está a caminho.

É um indicativo de sucesso, por enquanto

Entretanto, nem tudo são flores para o futuro do Windows 11. Não é novidade que o sistema operacional passa por um grave problema de comunicação: se você acompanhou o lançamento, deve se lembrar que o programa Verificação de Integridade do PC foi desativado às pressas por apresentar “falsos negativos” e alertas nada informativos.

Continua após a publicidade

As várias restrições quanto aos componentes também são um problema — e alguns diriam que a Microsoft é até restritiva demais. O Windows 11 só pode ser rodado em computadores equipados com um processador recente (lançado em 2017 em diante) e com chip TPM (Trusted Platform Module) devidamente ativado — coisa que, na grande maioria dos casos, pede que você mexa nas configurações de BIOS.

Pelo menos, ainda há tempo para resolver essas questões. O Windows 11 não tem data de lançamento marcada, mas a distribuição definitiva do sistema é esperada para o começo do ano que vem, enquanto a estreia em máquinas que saem de fábrica com a plataforma aconteceria já em outubro. Por agora, resta aguardar e torcer para que a companhia desista de tantas barreiras, já que as prévias comprovam que elas não são tão necessárias assim.

Para se juntar ao 1% de computadores do mundo e fazer esse número aumentar, você precisa ser membro do programa Windows Insider. A inscrição é gratuita, mas o processo pode exigir que você ative o chip TPM nas configurações de BIOS manualmente.

Mas diga lá, você é uma dessas pessoas que está com o Windows 11 no computador? Se sim, como tem sido sua experiência até agora? Deixe sua resposta no campo de comentários, logo abaixo.

Continua após a publicidade

Fonte: AdDuplex