Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Microsoft corrige app que testa compatibilidade com Windows 11 [atualizado]

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 25 de Junho de 2021 às 12h45

Link copiado!

Igor Almenara/Canaltech
Igor Almenara/Canaltech
Tudo sobre Microsoft

Atualizado 15h56: O Diretor de Segurança de Sistemas Operacionais da Microsoft, David Weston, anunciou em seu Twitter uma correção que deixa o programa Verificação de Integridade do PC um pouco mais informativo. Segundo ele, a atualização faz o diagnóstico retornar mais detalhes quando uma incompatibilidade é identificada (seja ela a ausência/desativação do chip TPM ou qualquer outra). O download pode ser feito neste link, porém, se você já tiver o programa instalado em sua máquina, basta executá-lo para que a atualização seja instada.

Abaixo, segue o texto original desta publicação:

O Windows 11 foi apresentado oficialmente ontem (24), mas já é alvo de críticas da internet. O programa de verificação da Microsoft parece não atestar a compatibilidade com PCs mesmo se os requisitos mínimos para rodar o SO forem atendidos, formulando um "falso negativo". Felizmente, a companhia parece estar ciente do problema e uma solução pode ser liberada logo nesta sexta-feira (25).

Continua após a publicidade

Não se sabe exatamente qual foi o problema. O software da Microsoft batizado de Verificação de Integridade do PC por vezes alerta problemas sem dar meios para solucioná-los. Além disso, ele não é capaz de identificar o motivo da incompatibilidade: ao avaliar o suporte ao W11 em máquinas aqui do Canaltech, praticamente todas continham algum erro, mas o programa não informava qual era. No final, calhou que o grande culpado era o chip TPM 2.0 desabilitado.

Usuários ficaram confusos com o aviso de incompatibilidade e nem a publicação do CT no Twitter ficou livre das capturas de tela de alerta. Em um relato, até o Surface Go 2 (anunciado em 2020) foi vítima da janela de incompatibilidade, implicando que o tablet da própria Microsoft não teria direito à migração, mesmo com lançamento tão recente.

Continua após a publicidade

Ao que tudo indica, porém, há algo de errado. Executivos da Microsoft, Steve Dispensa respondeu ao dono do Surface Go 2 que a máquina deveria ter suporte ao novo sistema, enquanto para outro usuário ele se desculpou pela experiência irritante e afirmou que o software receberá melhorias nas próximas semanas.

Ele não menciona diretamente o TPM 2.0 ou suas derivações da Intel/AMD, mas isso certamente será um grande problema da Microsoft pelos próximos meses até o lançamento. O chip de segurança está contido na maioria das placas-mãe modernas do mercado, assim como os notebooks mais recentes, entretanto, ele é desabilitado por padrão — veja como checar a presença do chip TPM no seu computador.

O processo de correção exige que o usuário vasculhe as configurações de BIOS em busca do recurso e o habilite manualmente. Porém, essa solução está longe de ser amigável para o usuário leigo e, sem dúvidas, muita gente ficará de fora da atualização por não ter conhecimento suficiente para mergulhar em águas tão profundas — e não é recomendado que o façam, visto que mudanças nessa área do sistema podem gerar problemas graves.

Continua após a publicidade

Por agora, não se sabe quais correções a Microsoft implementará para contornar a situação. Uma das alternativas mais óbvias seria abrir mão do componente de criptografia para ampliar o leque de compatibilidade. Outra opção, porém, seria dar instruções mais precisas de como solucionar o problema, seja através de campanhas em vídeo ou um diagnóstico de incompatibilidade mais informativo.

Windows 11 é um mar de novidades

Apesar dos problemas, o anúncio do Windows 11 realmente virou a página da Microsoft para a nova geração do SO. O sistema é embarcado com uma série de novidades, mudanças visuais e ajustes profundos na experiência.

Continua após a publicidade

A Microsoft Store, a loja de aplicativos da companhia, foi um dos pontos mais retrabalhados com a atualização. A Gigante de Redmond quer fazer dela um lar para todos os aplicativos (incluindo os do Android) e apostar em uma estratégia comercial atraente para desenvolvedores, em que podem vender produtos, serviços e apps sem pagar nenhuma taxa desde que adotem um sistema de pagamentos próprio.

O Windows 11 ainda não tem data de lançamento, mas a Microsoft espera lançá-lo no início de 2022. Usuários interessados em experimentar o sistema podem ingressar no programa Windows Insider para testar uma prévia a partir da semana que vem.