Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Primeira versão de testes do Windows 11 já está disponível para download

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 28 de Junho de 2021 às 15h55

Link copiado!

Reprodução/Microsoft
Reprodução/Microsoft
Tudo sobre Microsoft

Como prometido, a Microsoft liberou uma prévia do Windows 11 em seu canal de testes oficial, o Windows Insider. Pela primeira vez de forma legítima, o sistema operacional fica disponível para usuários mais curiosos e com disposição de encontrar bugs e erros de uma versão ainda em desenvolvimento.

Boa parte das mudanças anunciadas na quinta-feira (24) estão presentes nesta versão do W11, cuja compilação tem a identificação 22000.51. Sendo assim, você poderá conferir o menu Iniciar centralizado e sem os blocos dinâmicos, o gerenciamento avançado de janelas, o visual renovado da Microsoft Store, papeis de parede, sons retrabalhados e mais.

Outro ponto que chama a atenção é o Explorador de Arquivos. Ele apareceu com cantos arredondados, novos ícones e ferramentas da barra superior dispostos de forma simplificada. A coluna da esquerda continua semelhante, assim como os botões de paginação, o campo de endereço e a barra de pesquisa.

Continua após a publicidade

O modo escuro está disponível logo de cara, assim como apareceu no vazamento de semanas atrás. Os widgets também estão disponíveis e funcionais, exatamente da forma que a Microsoft apresentou. Os controles rápidos da barra de tarefas, posicionados no canto inferior direito, foram retrabalhados e estão dispostos como o menu de Configurações Rápidas do Android, como era esperado.

As Configurações do Windows está diferente. A seção foi uniformizada ao restante do sistema, indo desde os novos ícones aos menus de ajustes. A usabilidade mudou um pouco, visto que os botões estão dispostos em locais diferentes — mas nada que costume não resolva em poucas horas de uso.

Continua após a publicidade

Como atualizar para o Windows 11?

Se você é um dos usuários inscritos no Windows Insider e quer experimentar a atualização, procure por atualizações indo em Configurações > Atualização e Segurança > Windows Insider Program. O canal Beta é a melhor alternativa para os usuários mais curiosos, enquanto o Dev é destinado aqueles que querem ser a linha de frente das compilações.

Já há uma lista de problemas encontrados nessa versão do sistema e a Microsoft listou algum deles em sua página oficial. Por isso, é importante ressaltar que não é recomendado baixar e instalar o sistema operacional em sua máquina principal, uma vez que os problemas podem atrapalhar sua atividade com o computador e até exigir a reinstalação do SO em cenários críticos.

Por enquanto, a dona do Windows abriu mão das rígidas exigências dos requisitos mínimos de usuários que testavam o Windows 11 antes do dia 24 de junho. Sendo assim, praticamente todo computador com desempenho suficiente para rodar o Windows 10 deve poder instalá-lo.

Continua após a publicidade

Ainda não é inscrito no Windows Insider? Se estiver curioso, entre no site da Microsoft e faça parte do programa usando sua conta. O processo até a validação pode levar um tempo.

O Windows 11 ainda não tem data exata para lançamento, mas os rumores mais recentes indicam que ele pode ser liberado em outubro deste ano. Até agora, a dona do SO definiu que a estreia aconteceria somente no fim de 2021 ou início de 2022.

Fonte: Microsoft