Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Windows 11 fica mais lento em SSDs NVMe, revelam testes de desempenho

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 07 de Dezembro de 2021 às 12h59

Link copiado!

Reprodução/Samsung
Reprodução/Samsung

O Windows 11 está apresentando mais um problema de lentidão, dessa vez relacionado a falhas com SSDs NVMe. Os dispositivos que deveriam acelerar o carregamento e o desempenho do sistema operacional deixam tudo ainda pior. Há vários tópicos de reclamações no Reddit e fóruns de suporte da Microsoft sobre os bugs relacionados a esse importante componente de armazenamento.

O problema não é exatamente novo, pois versões de testes do Windows 11 já o apresentavam, mas ainda persistem até os dias atuais, mesmo após dois meses do lançamento oficial. Testes conduzidos por usuários nos aplicativos de benchmarking CrystalDiskMark e AS-SSD revelaram essa redução no desempenho, causada por drives NVMe.

Continua após a publicidade

A falha afeta especificamente a velocidade da gravação de forma bastante significativa. No comparativo acima, é possível ver a diferença entre o SSD executado no Windows 10 e no Windows 11. Ao que parece, essa é uma tendência dos drives NVMe em geral, embora os resultados variem por uma série de fatores computacionais.

Por enquanto, ainda não está claro o que causa essa falha, mas várias teorias foram levantadas nos fóruns de debate. A principal suspeita seria que o sistema virtualization-based security (VBS) seja parte da causa na redução no desempenho.

Outra teoria está relacionada aos arquivos de instalação do próprio sistema, pois essa queda de rendimento não ocorre quando o teste é executado em uma unidade secundária. Isso seria reforçado por este experimento, que comparou dois SSDs Samsung 980 Pro NVMe de 2 TB na mesma máquina e apresentou o seguinte resultado:

Continua após a publicidade

Repare na imagem como a diferença de velocidade é de quase cinco vezes na escrita RND4K. O Samsung 980 Pro é um SSD PCIe Gen 4, mas drives PCIe Gen 3 mais antigos também são afetados.

SSDs lentos no Windows 11

Alguns relatos apontam que a última atualização do Windows 11, a build 22000.348, melhorou ligeiramente o desempenho desses dispositivos de armazenamento, mas isso não foi suficiente para solucionar as coisas. Quando as primeiras reclamações surgiram, um engenheiro de software da Microsoft reconheceu o problema e disse que trabalharia na correção, mas até agora isso não saiu do campo da promessa.

É possível que o avanço das instalações do sistema, acompanhado pelo aumento nas reclamações, ajudem a empresa a se dedicar na resolução dessa falha. O Windows 11 já foi afetado por outros problemas de compatibilidade, como a redução no desempenho de processadores da AMD, lentidão na internet e até o consumo exagerado de memória RAM.

Continua após a publicidade

Fonte: Reddit, Microsoft