Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Microsoft provoca o Chrome para convencer usuário a seguir usando o Edge

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 02 de Dezembro de 2021 às 16h43

Link copiado!

Reprodução/PPLWare
Reprodução/PPLWare

A Microsoft passou a usar um conjunto de alertas criados especialmente para fazer com que as pessoas usem o navegador Edge em vez do Chrome. Toda vez que alguém usa o aplicativo padrão do Windows para abrir o site de download do rival, uma mensagem surge para tentar convencer o usuário de que não é uma boa ideia migrar.

Os alertas surgem nativamente no próprio navegador, por isso não tem relação com avisos de sites. Eles também não se parecem com as caixas de alertas do Windows, e podem ter sido feitas sob medida para os usuários do Edge interessados em "trair" a Microsoft.

Continua após a publicidade

Por enquanto, já foram vistas três frases engraçadas e alfinetadas no Google no aplicativo para Windows 11 e 10:

  • "O Microsoft Edge funciona com a mesma tecnologia do Chrome, com a confiança adicional da Microsoft."
  • "Esse navegador é tão 2008! Você sabe o que há de novo? Microsoft Edge."
  • "'Odeio economizar dinheiro', ninguém diz isso. O Microsoft Edge é o melhor navegador para compras online."

Essas traduções foram feitas de maneira livre, já que as frases ainda não apareçam em português, portanto pode se tratar de algo restrito à língua inglesa. A última "brincadeira" não é exatamente uma realidade, afinal o Chrome foi o primeiro a testar opções de comparativo de preços, cupons e outras novidades que a Microsoft só começou a testar agora.

Avisos também no Bing

Continua após a publicidade

Além dessas mensagens emitidas pelo navegador, a empresa fundada por Bill Gates iniciou uma campanha similar no Bing. Ao digitar a palavra-chave "Chrome download" ou algo parecido fará com que o buscador mostre a mensagem que desaconselha a mudança.

Curiosamente, essa não é uma estratégia restrita ao software do Google, pois a pesquisa por Opera, Brave, Vivaldi e Firefox também mostram o mesmo resultado. O aviso está vinculado ao sistema de publicidade da Microsoft para o Bing e pode não aparecer para todos de imediato, mas surgir eventualmente.

Testes realizados no Canaltech não exibiram as tais mensagens, mas mostraram uma rotulagem de download perigoso para quem deseja instalar o software do Google. Isso já aconteceu no passado com outros navegadores, mas é novidade em termos do Chrome.

Continua após a publicidade

Por outro lado, o Google também já adotou essa mesma postura de fazer com que o usuário troque outros navegadores pelo Chrome. Ao acessar o buscador — mas também aplicável ao Gmail e outros serviços — da companhia pelo Edge, por exemplo, você pode se deparar com a mensagem que sugere a troca.

Então, pode ser que a criadora do Windows apenas esteja disposta a dar o troco na mesma moeda com essa iniciativa. O que se pode afirmar ao certo é que essa guerra de navegadores ainda vai longe e os usuários são os maiores beneficiados, pois terão sempre bons softwares à disposição para escolher.

Continua após a publicidade

Tática antiga

Essa não é a primeira tática da companhia para incentivar o uso do Edge, mas talvez seja a tentativa mais bem-humorada da companhia. Há pouco mais de duas semanas, a gigante do software bloqueou o EdgeDeflector, usado para exibir os resultados da pesquisa no Menu Iniciar no seu browser favorito, em vez de abri-los no Edge como é definido de fábrica.

Em maio, a companhia começou a rotular o site de download do Mozilla Firefox como potencialmente perigoso, possivelmente na tentativa de desencorajar a transferência. Dois meses depois, dificultou a tarefa de trocar o navegador padrão no Windows 11 para supostamente fazer com que as pessoas usam o navegador próprio da companhia.

Fonte: NeoWin