Windows 11 deve reformular a sugestão de encaixe de janelas
Por Alveni Lisboa • Editado por Douglas Ciriaco |

A Microsoft começou a testar designs inéditos para os chamados Snap Layouts, as configurações de encaixe de aplicativos no Windows 11. O recurso permite alinhar programas, navegadores e janelas do sistema em um padrão específico na Área de Trabalho.
- Microsoft encerra rede social que ninguém lembrava da existência
- Explorador de Arquivos do Windows 11 tem recurso oculto de arrastar guias
Ontem (16), um usuário do Twitter havia notado uma versão do layout que exibia o ícone do aplicativo ali inserido. Agora, mais padrões foram visualizados, inclusive uma opção que mostra o título da janela e outra com miniaturas do conteúdo.
Os Snap Layouts do Windows devem contar com a ferramenta Snap Assist, que facilita a organização das coisas ao sugerir locais ideais. Com um único clique seria possível alocar os apps onde o usuário quiser, diferentemente do modelo de arrastar atual.
A ferramenta é ideal para quem realiza múltiplas tarefas ao mesmo tempo em telas grandes, onde é possível dividir em dois, três ou até quatro espaços simultâneos. Assim, a pessoa consegue manter e-mail sempre visível enquanto navega na internet e programa códigos.
Salvar layouts para depois
Outra novidade que pode chegar é a possibilidade de salvar os Snap Layouts para reabertura futura. Hoje, é preciso reconfigurar tudo novamente quando o computador é reiniciado, mas uma opção em desenvolvimento restauraria o último visual usado de maneira instantânea.
Segundo o site Windows Central, existe até a possibilidade de incorporação de uma tecnologia de OCR, aquela usada para transformar imagens de letras em texto, nos layouts encaixados. Funcionaria assim: a pessoa pesquisa por uma palavra, frase ou imagem e o recurso o localiza para encaixar no design escolhido. Essa ferramenta de busca seria compatível com apps, janelas do sistema ou até páginas da web, mesmo que não haja uma menção no título.
Em um terceiro teste, a Microsoft teria experimentado a ideia de ajuste dinâmico nos layouts, conforme o aplicativo em foco. Se o usuário estiver usando um visual 70/30, o aplicativo ativo no momento ficaria no espaço maior e o outro iria para o menor. Quando a pessoa clicasse na outra janela, o Windows automaticamente inverteria a ordem.
Windows 11 com recursos escondidos
Tudo isso ainda está em fase de testes internos, com sinalizadores ocultos até nas compilações do Windows Insiders. É possível que algumas dessas funcionalidades cheguem nas próximas semanas para os inscritos no programa Beta da Microsoft, mas não dá para saber se darão as caras para o usuário final.
Existe a possibilidade disto só chegar no Windows 11 23H2, que parece estar em produção e pode ser lançado no segundo semestre de 2023. Até o momento, a Microsoft não confirmou a atualização, mas deu alguns indícios do desenvolvimento.
A Gigante de Redmond também deve começar a mostrar uma marca d’água em PCs que não atendem os requisitos mínimos do Windows 11. O aviso surgirá no canto direito da tela de máquinas que usam o sistema incompatível.
Fonte: Windows Central