Publicidade

Windows 11 23H2 já está em produção, indica vazamento

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 14 de Fevereiro de 2023 às 12h14

Link copiado!

Reprodução/Microsoft
Reprodução/Microsoft
Tudo sobre Microsoft

A Microsoft já trabalha nas melhorias para o Windows 11 23H2. Ao menos é isso que aponta um vazamento recente que indicaria o desenvolvimento da segunda grande atualização para este ano no sistema operacional.

O usuário do Twitter @XenoPanther vazou alguns prints de tela no qual revela indícios de uma versão interna do 23H2 (codinome SunValley 3 ou SV3). Este seria o Moment Update 4, uma grande atualização semestral para apresentar recursos mais relevantes para o Windows 11 ainda em 2023.

Continua após a publicidade

Ao visitar a página "http://aka.ms/23H2", um redirecionamento usado pela Microsoft para suas páginas institucionais, dá para notar algumas informações inseridas no site. O endereço leva para a OSGWiki, um site interno da Gigante de Redmond usado para o compartilhamento de recursos e documentos sobre os softwares em desenvolvimento.

Infelizmente, não é possível obter mais detalhes porque o vazador e pessoas de fora da Microsoft não possuem credenciais de acesso ao OSGWiki. Mesmo assim, é possível notar que existe conteúdo inacessível ali inserido.

Se não houvesse nada, o mais certo era este endereço apontar para uma página de erro. O direcionamento sugere que a Microsoft está, sim, debruçada na próxima versão do Windows. Não há uma data de lançamento prevista, já que o Moment Update 3 deve chegar até o fim do primeiro semestre de 2023.

Continua após a publicidade

O que é Moment Update?

Desde que abandonou as versões anuais, a Microsoft passou a trabalhar com atualizações menores para o Windows chamados Moment Update. Este é o nome comercial para facilitar a vida do público, mas internamente os desenvolvedores ainda usam a expressão no padrão "ANO+H+SEMESTRE".

A versão 22H2 é o Moment Update 2 e a 23H1 deve ser o Moment Update 3. Pode-se dizer que a atualização 23H2 do Windows deve chegar em algum momento do segundo semestre, sendo a atualização de número dois do ano.

Ainda é cedo para especular sobre quais mudanças o SunValley 3 deve trazer para o Windows 11. As mudanças mais recentes testadas no programa Windows Insider estão previstas para chegar na atualização 22H2 e 23H1, portanto fica a expectativa sobre o futuro do sistema operacional.

Continua após a publicidade

Recentemente, foi possível visualizar um recurso oculto de arrastar guias no Explorador de Arquivos do Windows 11 — que pode chegar já no primeiro update de 2023. Outra novidade pronta para desembarcar são os widgets do Spotify e do Vincular ao Celular, também ainda sem uma data definida.