Publicidade

Microsoft encerra rede social que ninguém lembrava da existência

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 15 de Fevereiro de 2023 às 11h20

Link copiado!

Reprodução/Microsoft
Reprodução/Microsoft
Tudo sobre Microsoft

A Microsoft decidiu fechar de vez a Yammer, uma rede social corporativa existente há mais de uma década. O serviço foi comprado pela gigante do software em 2012 por US$ 1,2 bilhão (cerca de R$ 6,1 bilhões em valores atuais) e integrado ao Office para otimizar a oferta de serviços empresariais.

Na época, o Facebook ainda estava em alta e a Microsoft queria entrar na briga das mídias sociais. O Yammer crescia para ocupar um espaço até então pouco explorado de redes corporativas. O LinkedIn ainda não era tão forte assim, então dava para tentar cavar algum espaço no setor, principalmente associado aos populares aplicativos Word, Excel e PowerPoint.

Continua após a publicidade

O problema foi que a rede nunca decolou de verdade, mesmo com os esforços dos desenvolvedores para trazer atualizações e integrações com o Office. Agora, o Yammer será incorporado à proposta do Viva Engage, uma rede corporativa que permite conversas mais informais no trabalho.

"Viva Engage é um aplicativo social para comunidades digitais, conversas e ferramentas de autoexpressão que se baseia nos recursos existentes das Comunidades do Teams e no Microsoft 365 para conectar funcionários e capacitar todos a contribuir e se expressar conhecendo pessoas onde quer que estejam", disse a empresa na época do lançamento do produto.

Yammer vira o Viva Engage

Segundo o vice-presidente da Viva e da Yammer, Murali Sitaram, ambas as plataformas estavam evoluindo de maneira consistente para se tornar uma coisa só. Sitaram acredita que os dois serviços causavam confusão ao oferecer as mesmas experiências. “O Yammer tem potencializado as experiências da comunidade na Microsoft por mais de uma década”, escreveu ele.

Continua após a publicidade

O executivo explicou que os clientes usaram muito a rede social para criar uma cultura empresarial, reunir funcionários em "momentos de dificuldade" e compartilhar conhecimento. O Yammer teria sido usado até como uma plataforma de formação de lideranças, que despontaram graças ao protagonismo adquirido pela rede social.

Não foi marcada uma data oficial para o fim da Yammer, mas a Microsoft pretende realizar a incorporação de modo gradual até o fim de 2023. Isto deve afetar todas as vertentes hoje abrangidas, como o acesso via web e os aplicativos móveis — ambos serão descontinuados.

Quem ainda seguir acessando a plataforma, notará atualizações dos elementos da marca, como logo, ícone e nome, nos próximos meses. Não há planos para cobranças extras nem modelagem de assinatura, então quem já usa poderá continuar desfrutando da ferramenta.

Continua após a publicidade

O Viva Engage foi lançado em agosto de 2022 como um rival de peso para o Facebook Workplace. A ideia do Viva Engage é criar um espaço "mais casual" para as pessoas compartilharem ideias, experiências e conhecimentos sem a pressão do mundo corporativo.