Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Explorador de Arquivos do Windows 11 tem recurso oculto de arrastar guias

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 06 de Fevereiro de 2023 às 09h57

Link copiado!

Alveni Lisboa/Canaltech
Alveni Lisboa/Canaltech

A Microsoft começou a liberar uma nova versão de testes do Windows 11 com um recurso oculto do Explorador de Arquivos que afeta a navegação por guias. A compilação também incluiu widgets do Spotify e do Vincular ao Celular, que permite a conexão de telefones ao computador, como já havia sido anunciado aqui no Canaltech.

A adição do Explorador de Arquivos vai permitir arrastar uma guia do app para abrir uma nova janela ou colocá-la em outra já existente. Conforme mostrou o usuário do Twitter PhantomOcean3, em vídeo gravado da sua tela e divulgado no perfil, o recurso se assemelha ao existente nos navegadores de internet.

Continua após a publicidade

Como ainda está em fase de desenvolvimento, a opção fica desativada e escondida até ser otimizada. Nesse caso, não há nenhuma menção nos logs de alterações nem uma maneira de acessar as mudanças sem o uso de artifícios como o ViVeTool. Se você não se importa em usar recursos incompletos ou com possíveis bugs, pode baixar a ferramenta e ativar as funcionalidades camufladas.

Guias no Explorador de Arquivos

O uso de guias no Explorador foi uma das melhorias mais celebradas do Windows 11, porque evita o acúmulo de janelas abertas que pesam no sistema e atrapalham a navegação. Realocá-las na própria janela, movendo para trás ou para frente, já era uma possibilidade, mas extraí-las de uma para outra era impossível.

Agora, você poderá arrastar e soltar abas, criar uma nova janela e alternar facilmente entre as instâncias abertas. Se a Microsoft seguir os padrões dos Edge, é provável que mais ferramentas sejam anexadas ao Explorador de Arquivos, com um conjunto de atalhos, um menu de contexto ou até a fixação de guias — embora tudo isso seja mera especulação.

Continua após a publicidade

A versão 25290 é exclusiva do Dev Channel, portanto só está sendo liberada para os inscritos no programa Windows Insiders. Ainda não há previsão de quando as novidades chegarão à versão estável do Windows.

Há pouco mais de duas semanas, o visual modificado do Explorador de Arquivos vazou na internet. Foi possível notar a reformulação das áreas principais do app e recursos para otimizar a integração com o OneDrive e com a suíte Microsoft 365 (antigo Office).