Explorador de Arquivos do Windows 11 tem recurso oculto de arrastar guias
Por Alveni Lisboa • Editado por Douglas Ciriaco |
A Microsoft começou a liberar uma nova versão de testes do Windows 11 com um recurso oculto do Explorador de Arquivos que afeta a navegação por guias. A compilação também incluiu widgets do Spotify e do Vincular ao Celular, que permite a conexão de telefones ao computador, como já havia sido anunciado aqui no Canaltech.
- Microsoft Bing pode ganhar reforço do ChatGPT nas próximas semanas; veja imagens
- Inteligência artificial pode ser o grande diferencial do Windows 12
A adição do Explorador de Arquivos vai permitir arrastar uma guia do app para abrir uma nova janela ou colocá-la em outra já existente. Conforme mostrou o usuário do Twitter PhantomOcean3, em vídeo gravado da sua tela e divulgado no perfil, o recurso se assemelha ao existente nos navegadores de internet.
Como ainda está em fase de desenvolvimento, a opção fica desativada e escondida até ser otimizada. Nesse caso, não há nenhuma menção nos logs de alterações nem uma maneira de acessar as mudanças sem o uso de artifícios como o ViVeTool. Se você não se importa em usar recursos incompletos ou com possíveis bugs, pode baixar a ferramenta e ativar as funcionalidades camufladas.
Guias no Explorador de Arquivos
O uso de guias no Explorador foi uma das melhorias mais celebradas do Windows 11, porque evita o acúmulo de janelas abertas que pesam no sistema e atrapalham a navegação. Realocá-las na própria janela, movendo para trás ou para frente, já era uma possibilidade, mas extraí-las de uma para outra era impossível.
Agora, você poderá arrastar e soltar abas, criar uma nova janela e alternar facilmente entre as instâncias abertas. Se a Microsoft seguir os padrões dos Edge, é provável que mais ferramentas sejam anexadas ao Explorador de Arquivos, com um conjunto de atalhos, um menu de contexto ou até a fixação de guias — embora tudo isso seja mera especulação.
A versão 25290 é exclusiva do Dev Channel, portanto só está sendo liberada para os inscritos no programa Windows Insiders. Ainda não há previsão de quando as novidades chegarão à versão estável do Windows.
Há pouco mais de duas semanas, o visual modificado do Explorador de Arquivos vazou na internet. Foi possível notar a reformulação das áreas principais do app e recursos para otimizar a integração com o OneDrive e com a suíte Microsoft 365 (antigo Office).