Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Windows 11 deve ganhar suporte a widgets de terceiros

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 17 de Janeiro de 2022 às 10h22

Link copiado!

Divulgação/Microsoft
Divulgação/Microsoft
Tudo sobre Microsoft

O Windows 11 deve possibilitar a adição de widgets criados por desenvolvedores independentes ou companhias fora da Microsoft. Embora tenha um painel exclusivo dedicado aos utilitários, até então só era possível usar os programados pela fabricante do sistema.

Essa possibilidade foi notada pela empresa de desenvolvimento FireCube ao analisar as políticas atualizadas da loja de aplicativos da Microsoft. Uma API em construção deve abrir a possibilidade adicionar widgets criados por terceiros, com suporte a sites e em um modelo semelhante aos Live Tiles do Windows — aqueles quadradinhos atualizados em tempo real com fotos, notícias e similares.

Continua após a publicidade

A ideia é permitir o carregamento do widget na Microsoft Store para facilitar a descoberta e dar mais segurança para o usuário. Haverá ainda uma guia por lá, chamada Widget Board, que exibirá quais widgets podem ser instalados no seu computador.

Não está claro qual tecnologia será usada para construir esses utilitários, mas é provável que seja a mesma dos web apps (PWAs). Fato é que o suporte a widgets de terceiros deve abrir novas possibilidades de exploração do Windows 11, com mais opções de personalização e uma pegada estilo Android.

Widgets personalizados no Windows 11

Embora a Microsoft tenha tradição com os widgets, esses complementos da companhia costumam ser bastante limitados ou com enfoque em coisas que nem todos usam, como índices de bolsa ou previsão do tempo. Além disso, é provável que mais editores se aproximem da plataforma Windows, uma baita vitória para os usuários.

Continua após a publicidade

Não há previsão de quando os desenvolvedores poderão inserir seus widgets, mas tendo em vista a adição nas políticas da gigante de Redmond é provável que não demore muito.

Fonte: FireCube Studios