Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Usuário cria conceito de design perfeito para o Windows Explorer; confira

Por| Editado por Luciana Zaramela | 15 de Abril de 2021 às 22h40

Link copiado!

Igor Almenara/Canaltech
Igor Almenara/Canaltech
Tudo sobre Microsoft

O usuário do Reddit Alur2020 tentou redesenhar o Explorador de Arquivos para dar um ar mais moderno. E a iniciativa dele se mostrou bastante popular entre os membros do site, com centenas de comentários elogiosos e milhares de votos positivos do trabalho.

O Windows Explorer existe no sistema operacional desde o Windows 95 e é um dos recursos mais usados todos os dias pelos usuários. É também uma das áreas que mais sofreram mudanças de design ao longo dos anos, embora a sua usabilidade tenha sido muito pouco alterada.

Continua após a publicidade

A simplicidade e a usabilidade foram conceitos destacados pelo criador do visual, que lembra bastante o formato tradicional usado pela Apple no seu sistema operacional. Os ícones seguem a tendência moderna apresentada pela criadora do Windows recentemente e podem ser fixados na área inicial do Explorer, assim o usuário consegue acessar suas pastas, unidades e arquivos frequentes com mais rapidez.

Alur2020 trouxe para o Windows Explorer a possibilidade de usar cores como tags para organizar arquivos e pastas, recurso do Finder, do macOS. Esta adição permitiria gerir melhor os seus documentos conforme o propósito: trabalho, escola, lazer, entre outros.

O layout também introduz a utilização de guias no gerenciador de arquivos, de modo similar ao que ocorre com o navegador Edge. Assim, o usuário poderia abrir várias pastas em uma única janela. Essa é uma iniciativa que a Microsoft chegou a trabalhar, mas abandonou há alguns anos, por isso não dá para saber se algum dia ele verá a luz do dia.

Continua após a publicidade

Windows 10 versão 2021

A empresa deve detalhar seus planos de interface do usuário do Windows e mais sobre o futuro do sistema operacional nos próximos meses. A tão falada atualização "Sun Valley" promete mudar o design e trazer algumas melhorias de funcionamento.

Dentre as inovações, está uma aparência mais clean para as janelas e formatos mais arredondados que remetem ao Windows XP. O Menu Iniciar deve ser reformulado e retornar um pouco às origens do sistema, sem os tradicionais quadrados em volta dos ícones, além de trazer novas opções de customização

Continua após a publicidade

São esperadas também a remoção de vários aplicativos que vinham embarcados, como o Paint e o 3D Viewer, que passarão a ser disponibilizados na Microsoft Store. A intenção é permitir melhorias regulares nestes programas de forma separada, sem a necessidade de esperar o lançamento de uma nova atualização do Windows, como ocorre hoje.

Está animado(a) para o novo Windows? Será que as novidades vão fazer diferença no sistema operacional da Microsoft? Comente e deixe sua opinião.

Fonte: The Verge