Explorador de Arquivos do Windows finalmente terá ícones novos e mais modernos

Por Igor Almenara | 24 de Março de 2021 às 17h15
Igor Almenara/Canaltech
Tudo sobre

Microsoft

Saiba tudo sobre Microsoft

Ver mais

A Microsoft prepara ícones inéditos para o Explorador de Arquivos do Windows 10. Em versão de testes, a companhia substituiu as figuras conhecidas do sistema por um padrão totalmente novo, dando cara nova para Lixeira, pastas e outros elementos famosos.

Segundo a companhia, os ícones que acompanharam a atualização Build 21343 da versão de testes do programa Insider Preview foram desenvolvidos para uniformizar o Explorador de Arquivos aos demais produtos da marca e, além disso, melhorar a distinção entre cada símbolo a fim aprimorar a navegação.

Novos ícones deixam o visual bem mais moderno (Imagem: Reprodução/Microsoft)

Junto às novas etiquetas, o Explorador de Arquivos também passou por um ligeiro retrabalho. Neste caso, a mudança parece ser um aprimoramento para o uso geral na navegação em telas sensíveis ao toque. Entretanto, ainda existirá uma outra versão do software para quem preferir a versão antiga.

Na maioria dos exemplos, os ícones abandonaram aquela identificação mais sóbria, escondida por pastas que simbolizavam os diretórios do SO (algo carregado desde o Windows Vista) por versões coloridas, com alterações mais marcantes entre eles.

(Imagem: Reprodução/Microsoft)

De forma ousada, a gigante brincou que também alterou o ícone da Lixeira. Provavelmente, a marca ressaltou tal mudança devido às críticas severas da comunidade sobre mudanças anteriores, como a versão estranha para Windows 10 que remetia a desenhos rudimentares feitos no próprio Paint. Dessa vez, por outro lado, o ícone continua familiar, embora adote um visual mais próximo do ecossistema de aplicativos da Microsoft.

Em 2015, a renovação de ícones pegou foi alvo de críticas. (Imagem: Reprodução/ItHome)

Essa mudança pode ser parte do “rejuvenescimento visual do Windows” antecipado pelos rumores e indícios do projeto “Sun Valley”. A Microsoft deve apresentar oficialmente os seus próximos passos em relação ao Windows 10 dentro de alguns meses.

Por se tratar de uma versão de testes, vale lembrar que não há previsão para o lançamento dessa repaginada na distribuição estável do sistema. Por enquanto, as mudanças visuais ainda são poucas, mas sugerem que a Microsoft pretende uniformizar os softwares presentes em seu ecossistema, portanto, mais mudanças devem acontecer ao longo das atualizações.

Fonte: Microsoft  

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.