Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Usar o Windows 8.1 ficará mais perigoso em breve; entenda

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 27 de Junho de 2022 às 10h22

Link copiado!

Gustavo Mathias
Gustavo Mathias

A Microsoft começará a enviar notificações para os usuários do Windows 8.1 para incentivá-los a migrar de sistema, já que as atualizações de segurança devem ser encerradas. Até o dia 10 de janeiro de 2023, quem ainda está no sistema antigo deverá decidir se avança para um sistema operacional recente ou se ficará em um defasado e inseguro.

Atitude similar ocorreu quando a gigante do software interrompeu a distribuição de atualizações para o Windows 7, em janeiro de 2020. Quando clicados, os pop-ups com aviso devem conter um link para guiar os interessados a obter mais informações. Quem não quiser poderá apenas ignorar os avisos até a data limite, mas cientes das vulnerabilidades.

Continua após a publicidade

Diferentemente do Windows 7, no qual a Microsoft estendeu o prazo para empresas interessadas em pagar pelas atualizações, não há planos similares para o Windows 8/8.1. Isso porque a base de pessoas no 7 é de 13% dos PCs, número mais de três vezes superior ao Windows 8/8.1.

Segundo dados do StatCounter, o Windows 8 e 8.1 representam cerca de 4,3% do total de instalações no mundo inteiro. É menos que seus sucessores Windows 7, Windows 10 e Windows 11, mas ainda assim é uma quantidade considerável de pessoas.

Suporte encerrado em 2016

O suporte oficial ao Windows 8 encerrou em 2016, logo o desenvolvimento de melhorias já havia sido interrompido. A Microsoft ainda mantinha uma equipe dedicada a trazer correções de bugs e brechas para evitar ameaças aos usuários. Já se foram seis anos desde o fim, por isso a companhia decidiu ser hora de terminar a longa jornada do Windows 8 e 8.1.

Continua após a publicidade

A maioria dos usuários relutantes em avançar no tempo são empresas e donos de PCs antigos. O temor de sair para um Windows mais novo é o sistema pesar e impactar no desempenho na máquina. Isso não deve ser tão traumático porque os requisitos do Windows 8 e do Windows 10 são semelhantes.

A versão 10 era a principal até o ano passado e receberá atualizações até outubro de 2025. Avançar para ela pode ser uma solução temporária até conseguir dinheiro para adquirir PCs mais parrudos, compatíveis com os requisitos do Windows 11.

Os Win 8 e 8.1 foram os primeiros a trazer uma interface voltada para tablets, já que a ideia era fortalecer as telas de toque com o Windows. Apesar de ter revolucionado o mercado, o visual quadriculado não agradou e muita gente permaneceu no Windows 7, saltando direto para o 10 quando lançado como a "versão definitiva". Além disso, a Microsoft permitia a migração gratuita de quem tinha máquinas com Windows 7 ou 8 para a versão 10 — e isso funciona até hoje —, fato que estimulou usuários a dar uma chance para o sistema.